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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-3862-9899
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memória em risco no pós-pandemia evidências de déficit cognitivo em estudantes universitários
Autor(es): Brito, Ian Minello de
Primeiro orientador: Wolkers, Carla Patrícia Bejo
Primeiro membro da banca: Serra, Mônica
Segundo membro da banca: Calábria, Luciana Karen
Resumo: O estresse acadêmico é um fator que impacta significativamente a saúde mental e o desempenho de estudantes universitários, podendo influenciar funções cognitivas como a memória de curto prazo. Este estudo analisou a relação entre estresse percebido, hábitos de vida, fatores sociodemográficos e memória de curto prazo em estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Uberlândia do Campus Pontal. O objetivo foi investigar se o estresse interfere no desempenho mnemônico, considerando variáveis como sexo biológico, etapa do curso, renda per capita e prática de atividade física. Trata-se de um estudo transversal e qualiquantitativo, com aplicação da Escala de Estresse Percebido (PSS-10), do Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M2) e de um questionário sociodemográfico, com 112 participantes. A média geral de acertos no TEPIC-M2 foi de 16 pontos, classificada como “Médio Inferior”. Houve diferença no desempenho entre ingressantes e concluintes, com concluintes obtendo média significantemente acima dos ingressantes. Não foram observadas diferenças significativas em função do sexo biológico, renda ou prática de atividade física, embora esta última tenha mostrado tendência de melhor desempenho em níveis moderados. A correlação entre estresse e memória apresentou tendência positiva, sugerindo que níveis moderados de estresse podem favorecer o desempenho mnemônico, possivelmente por mecanismos de consolidação facilitados em situações de desafio agudo. Conclui-se que o estresse acadêmico esteve presente na amostra e apresentou relação complexa com a memória de curto prazo, indicando a importância de investigar tanto seus efeitos prejudiciais quanto potenciais efeitos facilitadores em contextos específicos.
Palavras-chave: Ensino Superior
Higher Education
Universidade
University
Memória de curto prazo
Short-term memory
PSS-10
TEPIC-M2
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BRITO, Ian Minello de. Memória em risco no pós-pandemia evidências de déficit cognitivo em estudantes universitários. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46818
Data de defesa: 8-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

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