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dc.creatorBrito, Ian Minello de-
dc.date.accessioned2025-09-15T18:59:05Z-
dc.date.available2025-09-15T18:59:05Z-
dc.date.issued2025-09-08-
dc.identifier.citationBRITO, Ian Minello de. Memória em risco no pós-pandemia evidências de déficit cognitivo em estudantes universitários. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46818-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectMemória de curto prazopt_BR
dc.subjectShort-term memorypt_BR
dc.subjectPSS-10pt_BR
dc.subjectTEPIC-M2pt_BR
dc.titleMemória em risco no pós-pandemia evidências de déficit cognitivo em estudantes universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Wolkers, Carla Patrícia Bejo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4709185620670481pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Mônica-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0963248529433149pt_BR
dc.contributor.referee2Calábria, Luciana Karen-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894293638314281pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estresse acadêmico é um fator que impacta significativamente a saúde mental e o desempenho de estudantes universitários, podendo influenciar funções cognitivas como a memória de curto prazo. Este estudo analisou a relação entre estresse percebido, hábitos de vida, fatores sociodemográficos e memória de curto prazo em estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Uberlândia do Campus Pontal. O objetivo foi investigar se o estresse interfere no desempenho mnemônico, considerando variáveis como sexo biológico, etapa do curso, renda per capita e prática de atividade física. Trata-se de um estudo transversal e qualiquantitativo, com aplicação da Escala de Estresse Percebido (PSS-10), do Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M2) e de um questionário sociodemográfico, com 112 participantes. A média geral de acertos no TEPIC-M2 foi de 16 pontos, classificada como “Médio Inferior”. Houve diferença no desempenho entre ingressantes e concluintes, com concluintes obtendo média significantemente acima dos ingressantes. Não foram observadas diferenças significativas em função do sexo biológico, renda ou prática de atividade física, embora esta última tenha mostrado tendência de melhor desempenho em níveis moderados. A correlação entre estresse e memória apresentou tendência positiva, sugerindo que níveis moderados de estresse podem favorecer o desempenho mnemônico, possivelmente por mecanismos de consolidação facilitados em situações de desafio agudo. Conclui-se que o estresse acadêmico esteve presente na amostra e apresentou relação complexa com a memória de curto prazo, indicando a importância de investigar tanto seus efeitos prejudiciais quanto potenciais efeitos facilitadores em contextos específicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode191973495-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

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