Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46814
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mix de plantas de cobertura na entrelinha do cafeeiro e seus efeitos na análise sensorial e física do café
Autor(es): Loures, Sanddy Caroline Sena
Primeiro orientador: Assis, Gleice Aparecida de
Primeiro membro da banca: Marques, Douglas José
Segundo membro da banca: Ribeiro, Gustavo Moreira
Resumo: A cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do Brasil, líder mundial na produção e exportação de café. A qualidade dos grãos é influenciada por práticas de cultivo, como o uso de plantas de cobertura na entrelinha do cafeeiro, que proporciona benefícios como melhoria da estrutura do solo, ciclagem de nutrientes, controle de plantas daninhas e aumento da matéria orgânica. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes arranjos de plantas de cobertura na qualidade sensorial e física dos grãos de café. O experimento foi realizado na Fazenda Santa Bárbara, em Monte Carmelo-MG, com a cultivar Topázio MG-1190, em sistema irrigado por gotejamento. Os tratamentos incluíram variações de plantas de cobertura na entrelinha do cafeeiro: (T1) mix (entrelinha superior)/mix (entrelinha inferior), (T2) mix (entrelinha superior)/braquiária (entrelinha inferior), (T3) braquiária (entrelinha superior)/ braquiária (entrelinha inferior) e (T4) controle (sem cobertura). Cada linha experimental foi representada por 350 plantas de café, subdivididas em parcelas de 50 plantas, com 10 plantas úteis por parcela, totalizando sete repetições e 28 parcelas. A colheita foi realizada manualmente em junho de 2023, com seleção de frutos cereja para análise sensorial de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association of America (SCA). Foram avaliados o percentual de frutos verde, verde cana, cereja, passa e seco em 0,3 L de café em cada parcela experimental e, após o beneficiamento, foi realizada a classificação física quanto aos defeitos intrínsecos do grão em amostras contendo 300 g. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo Teste F e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo Teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. A pontuação final da bebida em cada tratamento foi comparada pela classificação da SCA. O tratamento braquiária-braquiária apresentou maior proporção de frutos verdes-cana (13,83%), enquanto o mix-braquiária teve a maior porcentagem de frutos verdes (6,55%). Em termos de defeitos, o tratamento controle apresentou menor número total e obteve a melhor pontuação sensorial (88,5 pontos), classificado como Specialty Origin. Na análise sensorial, todos os tratamentos apresentaram padrão de bebida especial. Os tratamentos com braquiária mantiveram qualidade satisfatória, sem comprometer o sabor final. Portanto, pode-se concluir que o plantio de mix e braquiária na entrelinha do café é viável por proporcionar bebida de qualidade, além de ser uma alternativa viável para o manejo sustentável da cafeicultura.
Palavras-chave: Cafeicultura
Adubo verde
Qualidade do café
Coffee cultivation
Green manure
Coffee quality
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LOURES, Sanddy Caroline Sena. Mix de plantas de cobertura na entrelinha do cafeeiro e seus efeitos na análise sensorial do café. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia)- Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46814
Data de defesa: 9-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIX DE PLANTAS DE COBERTURA.pdf294.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.