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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-2424-1415
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Integração do X-plane e Simulink na modelagem e simulação de uma aeronave conceitual
Título(s) alternativo(s): Integration of X-Plane and Simulink in the modeling and simulation of a conceptual aircraft
Autor(es): Brum, Guilherme Aguiar
Primeiro orientador: Venson, Giuliano Gardolinski
Primeiro membro da banca: Silva, Higor Luis
Segundo membro da banca: Martins, Roberto de Souza
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe a modelagem e análise de uma aeronave conceitual wide-body com capacidade para aproximadamente 500 passageiros, explorando métodos integrados de engenharia aeronáutica para o desenvolvimento de projetos preliminares. A proposta foi orientada pelo levantamento de dados históricos de aeronaves comerciais de grande porte do mesmo segmento. Com base nesses parâmetros, foi realizada a modelagem tridimensional da aeronave utilizando o Plane Maker, ambiente do simulador X-Plane 11, reconhecido internacionalmente pela sua precisão na simulação aerodinâmica. O modelo virtual possibilitou simulações de regimes de voo, com foco na validação do comportamento dinâmico da aeronave em certas condições de voo. Em paralelo, foi desenvolvido um modelo computacional, implementado em MATLAB, no qual as equações de movimento da aeronave foram elaboradas para permitir a análise de estabilidade, controle e desempenho em diversas condições operacionais. A comparação entre os resultados obtidos por meio do simulador X-Plane e os cálculos numéricos fornecidos pelo código computacional evidenciou um bom grau de correlação, confirmando a confiabilidade das ferramentas utilizadas. O trabalho destaca a relevância de metodologias híbridas que associam modelagem empírica, simulações computacionais e validação cruzada para o desenvolvimento e avaliação de projetos aeronáuticos. Além disso, ressalta a aplicabilidade de recursos amplamente acessíveis e de reconhecida eficácia, como o X-Plane, no apoio a análises preliminares de engenharia, contribuindo para o avanço de práticas educacionais e profissionais na área.
Abstract: This Undergraduate Thesis proposes the modeling and analysis of a conceptual wide-body aircraft with a capacity for approximately 500 passengers, exploring integrated methods of aeronautical engineering for preliminary design development. The proposal was guided by a survey of historical data from large commercial aircraft in the same segment. Based on these parameters, a three-dimensional model of the aircraft was developed using Plane Maker, an environment within the X-Plane 11 simulator, internationally recognized for its accuracy in aerodynamic simulation. The virtual model enabled flight regime simulations, focusing on validating the aircraft's dynamic behavior under specific flight conditions. In parallel, a computational model was developed, implemented in MATLAB, where the aircraft's equations of motion were formulated to allow stability, control, and performance analysis under various operational conditions. The comparison between the results obtained from the X-Plane simulator and the numerical calculations provided by the computational code demonstrated a high degree of correlation, confirming the reliability of the tools used. The work highlights the relevance of hybrid methodologies that combine empirical modeling, computational simulations, and cross-validation for the development and evaluation of aeronautical projects. Furthermore, it emphasizes the applicability of widely accessible and proven-effective resources, such as X-Plane, in supporting preliminary engineering analyses, contributing to the advancement of educational and professional practices in the field.
Palavras-chave: Simulador de Voo
Simulink
X-plane
Mecânica de Voo
Estabilidade Dinâmica de Aeronave
Ensaio em Voo
Projeto Conceitual de Aeronave
protocolo udp
Plane maker
Qualidade de Voo
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BRUM, G uilherme Aguiar. Integração do x-plane e simulink na modelagem e simulação de uma aeronave conceitual. 2025. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46739
Data de defesa: 29-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Aeronáutica

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