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dc.creatorBrum, Guilherme Aguiar-
dc.date.accessioned2025-09-02T18:39:01Z-
dc.date.available2025-09-02T18:39:01Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationBRUM, G uilherme Aguiar. Integração do x-plane e simulink na modelagem e simulação de uma aeronave conceitual. 2025. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46739-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis proposes the modeling and analysis of a conceptual wide-body aircraft with a capacity for approximately 500 passengers, exploring integrated methods of aeronautical engineering for preliminary design development. The proposal was guided by a survey of historical data from large commercial aircraft in the same segment. Based on these parameters, a three-dimensional model of the aircraft was developed using Plane Maker, an environment within the X-Plane 11 simulator, internationally recognized for its accuracy in aerodynamic simulation. The virtual model enabled flight regime simulations, focusing on validating the aircraft's dynamic behavior under specific flight conditions. In parallel, a computational model was developed, implemented in MATLAB, where the aircraft's equations of motion were formulated to allow stability, control, and performance analysis under various operational conditions. The comparison between the results obtained from the X-Plane simulator and the numerical calculations provided by the computational code demonstrated a high degree of correlation, confirming the reliability of the tools used. The work highlights the relevance of hybrid methodologies that combine empirical modeling, computational simulations, and cross-validation for the development and evaluation of aeronautical projects. Furthermore, it emphasizes the applicability of widely accessible and proven-effective resources, such as X-Plane, in supporting preliminary engineering analyses, contributing to the advancement of educational and professional practices in the field.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulador de Voopt_BR
dc.subjectSimulinkpt_BR
dc.subjectX-planept_BR
dc.subjectMecânica de Voopt_BR
dc.subjectEstabilidade Dinâmica de Aeronavept_BR
dc.subjectEnsaio em Voopt_BR
dc.subjectProjeto Conceitual de Aeronavept_BR
dc.subjectprotocolo udppt_BR
dc.subjectPlane makerpt_BR
dc.subjectQualidade de Voopt_BR
dc.titleIntegração do X-plane e Simulink na modelagem e simulação de uma aeronave conceitualpt_BR
dc.title.alternativeIntegration of X-Plane and Simulink in the modeling and simulation of a conceptual aircraftpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=DE650C6217087309DB2A21C2385BD0E9.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Higor Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4354030Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Roberto de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe a modelagem e análise de uma aeronave conceitual wide-body com capacidade para aproximadamente 500 passageiros, explorando métodos integrados de engenharia aeronáutica para o desenvolvimento de projetos preliminares. A proposta foi orientada pelo levantamento de dados históricos de aeronaves comerciais de grande porte do mesmo segmento. Com base nesses parâmetros, foi realizada a modelagem tridimensional da aeronave utilizando o Plane Maker, ambiente do simulador X-Plane 11, reconhecido internacionalmente pela sua precisão na simulação aerodinâmica. O modelo virtual possibilitou simulações de regimes de voo, com foco na validação do comportamento dinâmico da aeronave em certas condições de voo. Em paralelo, foi desenvolvido um modelo computacional, implementado em MATLAB, no qual as equações de movimento da aeronave foram elaboradas para permitir a análise de estabilidade, controle e desempenho em diversas condições operacionais. A comparação entre os resultados obtidos por meio do simulador X-Plane e os cálculos numéricos fornecidos pelo código computacional evidenciou um bom grau de correlação, confirmando a confiabilidade das ferramentas utilizadas. O trabalho destaca a relevância de metodologias híbridas que associam modelagem empírica, simulações computacionais e validação cruzada para o desenvolvimento e avaliação de projetos aeronáuticos. Além disso, ressalta a aplicabilidade de recursos amplamente acessíveis e de reconhecida eficácia, como o X-Plane, no apoio a análises preliminares de engenharia, contribuindo para o avanço de práticas educacionais e profissionais na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration143pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLEpt_BR
dc.orcid.putcode191061547-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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