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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0499-4843
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Filosofia no Ensino Médio Brasileiro: Da historicidade dos conteúdos a uma filosofia de vida vivida pelo indivíduo
Alternate title (s): Philosophy in Brazilian High School: From the Historicity of Contents to a Philosophy of Life Lived by the Individual
Author: Silva, Ismael Braz de Sousa
First Advisor: Carvalho, Carlos Henrique de
First member of the Committee: Batista, Gustavo Araújo
Second member of the Committee: Danelon, Márcio
Summary: Neste trabalho intenciona-se abordar o ensino de Filosofia no Ensino Médio brasileiro, que tem uma trajetória marcada por períodos de inserção e exclusão do currículo escolar, refletindo contextos históricos e políticos específicos. Desde a chegada dos primeiros jesuítas no período colonial até a contemporaneidade, a Filosofia desempenhou papéis distintos na educação brasileira, especialmente no que tange à formação crítica e cidadã dos estudantes. Tem por objetivo investigar a trajetória da Filosofia no Brasil e suas contribuições para o ensino voltado à formação integral e cidadã dos estudantes. Este estudo foi realizado a partir de um relato de experiência de um professor de Filosofia à luz do trabalho na ótica do filósofo luso-brasileiro Agostinho da Silva, especialmente em suas reflexões presentes nas Sete Cartas a um Jovem Filósofo. Os resultados mostram que em atividades aplicadas aos alunos de uma escola pública, estes refletiram sobre as Cartas de Agostinho, problematizando o mundo de voga, bem como suas necessidades frente às suas realidades distintas uns dos outros enquanto indivíduos, bem como suas semelhanças, e até mesmo igualdade, quando refletiram sobre alguns direitos. À luz do Método Epistolar, os discentes produziram suas cartas, dialogando uns com os outros e essas escritas foram feitas de um modo muito próprio, com o uso de tecnologias disponíveis.
Abstract: In this study the intention is to address the teaching of Philosophy in Brazilian high schools, which has a trajectory with periods of inclusion and exclusion from the school curriculum, reflecting specific historical and political contexts. From the arrival of the first Jesuits during the colonial period to the present day, Philosophy has played distinct roles in Brazilian education, especially concerning the critical and civic formation of students. The objective is to investigate the trajectory of Philosophy in Brazil and its contributions to education aimed at the holistic and civic development of students. This study was conducted through a teacher's experimental report, which analyzed and was based on the Luso-Brazilian philosopher Agostinho da Silva’s work, especially his reflections present in the Seven Letters to a Young Philosopher. The results show that in activities applied to students from a public school, the students reflected on Agostinho’s Letters, problematizing the contemporary world as well as their needs in the light of their distinct realities as individuals, and their similarities, or even equality, when reflecting about certain rights. Using the Epistolary Method, the students wrote their own letters, engaging in dialogue with one another. These writings were crafted in a very personal manner, especially concerning the use of available technologies.
Keywords: Ensino de Filosofia
Filosofia como modo de vida
Agostinho da Silva
Método Epistolar
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Ismael Braz de Sousa. filosofia no Ensino Médio Brasileiro: Da historicidade dos conteúdos a uma filosofia de vida vivida pelo indivíduo. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.722.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.722
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46737
Date of defense: 29-Jul-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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