Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46737Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ismael Braz de Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-02T17:12:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-02T17:12:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Ismael Braz de Sousa. filosofia no Ensino Médio Brasileiro: Da historicidade dos conteúdos a uma filosofia de vida vivida pelo indivíduo. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.722. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46737 | - |
| dc.description.abstract | In this study the intention is to address the teaching of Philosophy in Brazilian high schools, which has a trajectory with periods of inclusion and exclusion from the school curriculum, reflecting specific historical and political contexts. From the arrival of the first Jesuits during the colonial period to the present day, Philosophy has played distinct roles in Brazilian education, especially concerning the critical and civic formation of students. The objective is to investigate the trajectory of Philosophy in Brazil and its contributions to education aimed at the holistic and civic development of students. This study was conducted through a teacher's experimental report, which analyzed and was based on the Luso-Brazilian philosopher Agostinho da Silva’s work, especially his reflections present in the Seven Letters to a Young Philosopher. The results show that in activities applied to students from a public school, the students reflected on Agostinho’s Letters, problematizing the contemporary world as well as their needs in the light of their distinct realities as individuals, and their similarities, or even equality, when reflecting about certain rights. Using the Epistolary Method, the students wrote their own letters, engaging in dialogue with one another. These writings were crafted in a very personal manner, especially concerning the use of available technologies. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
| dc.subject | Filosofia como modo de vida | pt_BR |
| dc.subject | Agostinho da Silva | pt_BR |
| dc.subject | Método Epistolar | pt_BR |
| dc.title | Filosofia no Ensino Médio Brasileiro: Da historicidade dos conteúdos a uma filosofia de vida vivida pelo indivíduo | pt_BR |
| dc.title.alternative | Philosophy in Brazilian High School: From the Historicity of Contents to a Philosophy of Life Lived by the Individual | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Carlos Henrique de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7463702480768930 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Batista, Gustavo Araújo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5216094907418949 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Danelon, Márcio | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6301932501639244 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6728016039112059 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Neste trabalho intenciona-se abordar o ensino de Filosofia no Ensino Médio brasileiro, que tem uma trajetória marcada por períodos de inserção e exclusão do currículo escolar, refletindo contextos históricos e políticos específicos. Desde a chegada dos primeiros jesuítas no período colonial até a contemporaneidade, a Filosofia desempenhou papéis distintos na educação brasileira, especialmente no que tange à formação crítica e cidadã dos estudantes. Tem por objetivo investigar a trajetória da Filosofia no Brasil e suas contribuições para o ensino voltado à formação integral e cidadã dos estudantes. Este estudo foi realizado a partir de um relato de experiência de um professor de Filosofia à luz do trabalho na ótica do filósofo luso-brasileiro Agostinho da Silva, especialmente em suas reflexões presentes nas Sete Cartas a um Jovem Filósofo. Os resultados mostram que em atividades aplicadas aos alunos de uma escola pública, estes refletiram sobre as Cartas de Agostinho, problematizando o mundo de voga, bem como suas necessidades frente às suas realidades distintas uns dos outros enquanto indivíduos, bem como suas semelhanças, e até mesmo igualdade, quando refletiram sobre alguns direitos. À luz do Método Epistolar, os discentes produziram suas cartas, dialogando uns com os outros e essas escritas foram feitas de um modo muito próprio, com o uso de tecnologias disponíveis. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 86 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.722 | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 191061201 | - |
| dc.crossref.doibatchid | dbf70425-cf66-45aa-aaae-a1f0ab15b8e5 | - |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FilosofiaEnsinoMédio.pdf | Dissertação | 735.91 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
