Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ismael Braz de Sousa-
dc.date.accessioned2025-09-02T17:12:00Z-
dc.date.available2025-09-02T17:12:00Z-
dc.date.issued2025-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Ismael Braz de Sousa. filosofia no Ensino Médio Brasileiro: Da historicidade dos conteúdos a uma filosofia de vida vivida pelo indivíduo. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.722.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46737-
dc.description.abstractIn this study the intention is to address the teaching of Philosophy in Brazilian high schools, which has a trajectory with periods of inclusion and exclusion from the school curriculum, reflecting specific historical and political contexts. From the arrival of the first Jesuits during the colonial period to the present day, Philosophy has played distinct roles in Brazilian education, especially concerning the critical and civic formation of students. The objective is to investigate the trajectory of Philosophy in Brazil and its contributions to education aimed at the holistic and civic development of students. This study was conducted through a teacher's experimental report, which analyzed and was based on the Luso-Brazilian philosopher Agostinho da Silva’s work, especially his reflections present in the Seven Letters to a Young Philosopher. The results show that in activities applied to students from a public school, the students reflected on Agostinho’s Letters, problematizing the contemporary world as well as their needs in the light of their distinct realities as individuals, and their similarities, or even equality, when reflecting about certain rights. Using the Epistolary Method, the students wrote their own letters, engaging in dialogue with one another. These writings were crafted in a very personal manner, especially concerning the use of available technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia como modo de vidapt_BR
dc.subjectAgostinho da Silvapt_BR
dc.subjectMétodo Epistolarpt_BR
dc.titleFilosofia no Ensino Médio Brasileiro: Da historicidade dos conteúdos a uma filosofia de vida vivida pelo indivíduopt_BR
dc.title.alternativePhilosophy in Brazilian High School: From the Historicity of Contents to a Philosophy of Life Lived by the Individualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7463702480768930pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Gustavo Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5216094907418949pt_BR
dc.contributor.referee2Danelon, Márcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301932501639244pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6728016039112059pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho intenciona-se abordar o ensino de Filosofia no Ensino Médio brasileiro, que tem uma trajetória marcada por períodos de inserção e exclusão do currículo escolar, refletindo contextos históricos e políticos específicos. Desde a chegada dos primeiros jesuítas no período colonial até a contemporaneidade, a Filosofia desempenhou papéis distintos na educação brasileira, especialmente no que tange à formação crítica e cidadã dos estudantes. Tem por objetivo investigar a trajetória da Filosofia no Brasil e suas contribuições para o ensino voltado à formação integral e cidadã dos estudantes. Este estudo foi realizado a partir de um relato de experiência de um professor de Filosofia à luz do trabalho na ótica do filósofo luso-brasileiro Agostinho da Silva, especialmente em suas reflexões presentes nas Sete Cartas a um Jovem Filósofo. Os resultados mostram que em atividades aplicadas aos alunos de uma escola pública, estes refletiram sobre as Cartas de Agostinho, problematizando o mundo de voga, bem como suas necessidades frente às suas realidades distintas uns dos outros enquanto indivíduos, bem como suas semelhanças, e até mesmo igualdade, quando refletiram sobre alguns direitos. À luz do Método Epistolar, os discentes produziram suas cartas, dialogando uns com os outros e essas escritas foram feitas de um modo muito próprio, com o uso de tecnologias disponíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.722pt_BR
dc.orcid.putcode191061201-
dc.crossref.doibatchiddbf70425-cf66-45aa-aaae-a1f0ab15b8e5-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FilosofiaEnsinoMédio.pdfDissertação735.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.