Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46694
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5220-4857
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre universitários de Uberlândia-MG
Título (s) alternativo (s): The influence of social media advertising on the consumption of ultra-processed foods among university students in Uberlândia-MG
Autor: Silva, Mireille Bueno da
Primer orientador: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Primer miembro de la banca: Miranda, Rodrigo
Segundo miembro de la banca: Machado, Sany Karla
Resumen: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre estudantes universitários de Uberlândia, para isso adotou-se abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com delineamento descritivo. A coleta de dados foi realizada entre maio e junho de 2025, por meio de questionário estruturado composto exclusivamente por questões fechadas, adaptado de instrumentos utilizados em pesquisas similares sobre consumo alimentar e propaganda digital. Utilizou-se amostragem por conveniência, totalizando 151 participantes. A análise foi conduzida por meio de estatística descritiva, empregando medidas de tendência central (média ponderada) e distribuição de frequências absolutas. Os resultados indicaram que 95,4% dos estudantes consomem alimentos ultraprocessados, com frequência média de 6,6 vezes por semana. Observou-se que 48,3% dos respondentes relataram sentir vontade de consumir esses produtos após exposição a propagandas nas mídias sociais, e 90,7% percebem a quantidade de anúncios como excessiva. A praticidade foi apontada por 79,9% como principal fator de escolha, seguida pelo preço em 49% dos casos.
Palabras clave: Alimentos ultraprocessados
Propaganda
Mídias sociais
Influência
Jovens universitários
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Mireille Bueno da. A influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre universitários de Uberlândia-MG. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46694
Fecha de defensa: 21-ago-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InfluênciaPropagandaMídias.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons