Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46694
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5220-4857
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre universitários de Uberlândia-MG
Alternate title (s): The influence of social media advertising on the consumption of ultra-processed foods among university students in Uberlândia-MG
Author: Silva, Mireille Bueno da
First Advisor: Paulo, Renata Rodrigues Daher
First member of the Committee: Miranda, Rodrigo
Second member of the Committee: Machado, Sany Karla
Summary: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre estudantes universitários de Uberlândia, para isso adotou-se abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com delineamento descritivo. A coleta de dados foi realizada entre maio e junho de 2025, por meio de questionário estruturado composto exclusivamente por questões fechadas, adaptado de instrumentos utilizados em pesquisas similares sobre consumo alimentar e propaganda digital. Utilizou-se amostragem por conveniência, totalizando 151 participantes. A análise foi conduzida por meio de estatística descritiva, empregando medidas de tendência central (média ponderada) e distribuição de frequências absolutas. Os resultados indicaram que 95,4% dos estudantes consomem alimentos ultraprocessados, com frequência média de 6,6 vezes por semana. Observou-se que 48,3% dos respondentes relataram sentir vontade de consumir esses produtos após exposição a propagandas nas mídias sociais, e 90,7% percebem a quantidade de anúncios como excessiva. A praticidade foi apontada por 79,9% como principal fator de escolha, seguida pelo preço em 49% dos casos.
Keywords: Alimentos ultraprocessados
Propaganda
Mídias sociais
Influência
Jovens universitários
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Mireille Bueno da. A influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre universitários de Uberlândia-MG. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46694
Date of defense: 21-Aug-2025
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluênciaPropagandaMídias.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons