Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46694
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5220-4857
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre universitários de Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): The influence of social media advertising on the consumption of ultra-processed foods among university students in Uberlândia-MG
Autor(es): Silva, Mireille Bueno da
Primeiro orientador: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Primeiro membro da banca: Miranda, Rodrigo
Segundo membro da banca: Machado, Sany Karla
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre estudantes universitários de Uberlândia, para isso adotou-se abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com delineamento descritivo. A coleta de dados foi realizada entre maio e junho de 2025, por meio de questionário estruturado composto exclusivamente por questões fechadas, adaptado de instrumentos utilizados em pesquisas similares sobre consumo alimentar e propaganda digital. Utilizou-se amostragem por conveniência, totalizando 151 participantes. A análise foi conduzida por meio de estatística descritiva, empregando medidas de tendência central (média ponderada) e distribuição de frequências absolutas. Os resultados indicaram que 95,4% dos estudantes consomem alimentos ultraprocessados, com frequência média de 6,6 vezes por semana. Observou-se que 48,3% dos respondentes relataram sentir vontade de consumir esses produtos após exposição a propagandas nas mídias sociais, e 90,7% percebem a quantidade de anúncios como excessiva. A praticidade foi apontada por 79,9% como principal fator de escolha, seguida pelo preço em 49% dos casos.
Palavras-chave: Alimentos ultraprocessados
Propaganda
Mídias sociais
Influência
Jovens universitários
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Mireille Bueno da. A influência da propaganda em mídias sociais no consumo de alimentos ultraprocessados entre universitários de Uberlândia-MG. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46694
Data de defesa: 21-Ago-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluênciaPropagandaMídias.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons