Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46673
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Bailar da Cidade Morta: Máscaras, performance e a cidade em diálogo
Autor(es): Souza, Miguel Angelo Medeiros de
Primeiro orientador: Fonseca, Fábio
Primeiro membro da banca: Ferraz, Tatiana Sampaio
Segundo membro da banca: Osses, Patricia Andrea Soto
Resumo: Os aparatos de segurança nas propriedades urbanas visam manter as pessoas fisicamente afastadas, criando uma sensação de proteção. Funcionam como máscaras, pois são barreiras entre o indivíduo e o ambiente. Essa pesquisa tem como objetivo a criação de um conjunto de máscaras, utilizadas na realização de uma performance, para promover uma reflexão sobre o viver na cidade e os aparatos de segurança. A pesquisa consiste na análise e registro dos dispositivos de segurança visíveis na cidade. No ateliê, esses elementos são ressignificados e transformados em máscaras, utilizadas em performances artísticas. Essas ações foram registradas em vídeo, compondo uma narrativa visual que articula arte e crítica social.
Palavras-chave: máscara
arquitetura hostil
performance
artes visuais
cidade
mask
performance
hostile architecture
visual arts
city
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Miguel Angelo Medeiros de. O Bailar da Cidade Morta: Máscaras, performance e a cidade em diálogo . 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46673
Data de defesa: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BailarCidadeMorta.pdfTCC4.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons