Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46673
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O Bailar da Cidade Morta: Máscaras, performance e a cidade em diálogo
Autor: Souza, Miguel Angelo Medeiros de
Primer orientador: Fonseca, Fábio
Primer miembro de la banca: Ferraz, Tatiana Sampaio
Segundo miembro de la banca: Osses, Patricia Andrea Soto
Resumen: Os aparatos de segurança nas propriedades urbanas visam manter as pessoas fisicamente afastadas, criando uma sensação de proteção. Funcionam como máscaras, pois são barreiras entre o indivíduo e o ambiente. Essa pesquisa tem como objetivo a criação de um conjunto de máscaras, utilizadas na realização de uma performance, para promover uma reflexão sobre o viver na cidade e os aparatos de segurança. A pesquisa consiste na análise e registro dos dispositivos de segurança visíveis na cidade. No ateliê, esses elementos são ressignificados e transformados em máscaras, utilizadas em performances artísticas. Essas ações foram registradas em vídeo, compondo uma narrativa visual que articula arte e crítica social.
Palabras clave: máscara
arquitetura hostil
performance
artes visuais
cidade
mask
performance
hostile architecture
visual arts
city
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Miguel Angelo Medeiros de. O Bailar da Cidade Morta: Máscaras, performance e a cidade em diálogo . 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46673
Fecha de defensa: 7-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BailarCidadeMorta.pdfTCC4.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons