Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46662
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Autoria e alteridade na produção textual: a interação dialógica como fundamento para o desenvolvimento da criticidade na escola
Alternate title (s): Authorship and otherness in textual production: dialogical interaction as a basis for the development of criticality in school
Author: Vasconcelos, Aline Paula Ribeiro
First Advisor: Tagata, William Mineo
First member of the Committee: Ribas, Fernanda Costa
Second member of the Committee: Córdula, Maíra Sueco Maegava
Third member of the Committee: Souza, Lynn Mário Trintade Menezes de
Fourth member of the Committee: Neto, Adolfo Tanzi
Summary: Esta pesquisa, inserida na esfera da Linguística Aplicada, investiga a construção da autoria na produção textual dos alunos do 5º ano de ensino fundamental, por meio da identificação e análise das marcas da alteridade, de modo a examinar o potencial de práticas pedagógicas baseadas na interação dialógica, como meio de promover o desenvolvimento da criticidade de alunos e professores. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, de cunho qualitativo, com objetivos descritivo-exploratórios, que incluem: identificar e analisar as marcas de alteridade presentes nos textos dos alunos, caracterizando como essas marcas refletem o diálogo com outras vozes, por meio da identificação de trechos em que o aluno reproduz ideias, frases ou conceitos de outros textos, autores ou interlocutores; explorar o papel do diálogo e da leitura na construção da autoria; e avaliar a contribuição das práticas pedagógicas desenvolvidas de forma dialógica para o desenvolvimento da criticidade no contexto educativo. Para a coleta de dados, utilizei a observação participante, o diário de campo e a análise das produções textuais dos alunos. Esse processo se estendeu por sete semanas, de outubro a novembro de 2023, com quatro horas semanais dedicadas à observação e participação nas aulas. As aulas foram compostas pela leitura de três textos motivadores, selecionados por mim, sobre a temática da escravidão moderna, além de textos trazidos pelos próprios alunos. Também ocorreram discussões coletivas sobre os conteúdos, momentos de produção textual e leitura das produções realizadas. Ao longo dessa jornada, refleti sobre conceitos como dialogismo e interação (Sobral, 2009; Freire, 1967, 1987, 1989), leitor-autor (Faraco, 2009), construção de sentidos (Barros, 1997), letramento crítico (Souza, 2011; Freire, 1967, 1989), heterogeneidade (Authier-Revuz, 1990), dentre outros, destacando que o sentido do texto emerge das relações humanas, que servem como base para a construção de sentidos (Bakhtin, 1997, 2006, 2010, 2016, 2017). A pesquisa foi conduzida em uma escola pública municipal de Uberlândia-MG, onde atuei como pesquisadora e professora regente II, responsável pelas aulas de história e geografia da turma participante. Para analisar os textos dos alunos, utilizei a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin, aliada às anotações do diário de campo. A análise da construção da autoria e das marcas de alteridade nos textos dos alunos contribuiu diretamente para o objetivo geral da pesquisa, ao possibilitar uma reflexão sobre como as relações sociais, culturais e históricas influenciam a expressão linguística, a construção dinâmica do Eu e a capacidade crítica dos estudantes. Esses elementos possibilitam a compreensão de como os alunos negociam e constroem sentidos em suas produções textuais, evidenciando as interações entre suas vozes individuais e as vozes do Outro, tanto no contexto escolar quanto em esferas externas. Esse processo ressalta o papel fundamental do docente na ampliação do repertório dos alunos, por meio da utilização de diversas fontes de leitura, o que enriquece sua compreensão acerca das interações entre linguagem e sociedade. Além disso, reforça a importância de fomentar a prática de produção textual como um espaço dialógico, promovendo o desenvolvimento da criticidade no contexto educativo.
Abstract: This research, situated within the field of Applied Linguistics, investigates the construction of authorship in the textual production of 5th grade elementary school students, through the identification and analysis of marks of alterity, in order to examine the potential of pedagogical practices based on dialogic interaction as a means of promoting the development of critical literacy in both students and teachers. This is an ethnographic case study, qualitative in nature, with descriptive-exploratory objectives, which include: identifying and analyzing the marks of alterity present in the students' texts, characterizing how these marks reflect the dialogue with other voices, through the identification of excerpts in which the student reproduces ideas, phrases, or concepts from other texts, authors, or interlocutors; exploring the role of dialogue and reading in the construction of authorship; and evaluating the contribution of pedagogical practices developed in a dialogic manner to the development of critical literacy in the educational context. For data collection, I used participant observation, field notes, and the analysis of students' textual productions. This process extended over seven weeks, from October to November 2023, with four hours per week dedicated to observation and participation in the classes. The classes involved reading three motivating texts, selected by me, on the theme of modern slavery, as well as texts brought by the students themselves. Collective discussions on the contents, moments of textual production, and reading of the students' productions also took place. Throughout this journey, I reflected on concepts such as dialogism and interaction (Sobral, 2009; Freire, 1967, 1987, 1989), reader-author (Faraco, 2009), meaning construction (Barros, 1997), critical literacy (Souza, 2011; Freire, 1967, 1989), heterogeneity (Authier-Revuz, 1990), among others, highlighting that the meaning of the text emerges from human relationships, which serve as a basis for the construction of meanings (Bakhtin, 1997, 2006, 2010, 2016, 2017). The research was conducted in a municipal public school in Uberlândia-MG, where I worked as a researcher and as the lead teacher, responsible for the history and geography classes of the participating group. To analyze the students' texts, I used Bardin's Content Analysis methodology, combined with field notes. The analysis of authorship construction and marks of alterity in the students' texts directly contributed to the overall objective of the research, by enabling a reflection on how social, cultural, and historical relationships influence linguistic expression, the dynamic construction of the self, and the students' critical capacities. These elements provide insight into how students negotiate and construct meanings in their textual productions, highlighting the interactions between their individual voices and the voices of the other, both in the school context and in external spheres. This process underscores the fundamental role of the teacher in expanding the students' repertoire through the use of diverse reading sources, which enriches their understanding of the interactions between language and society. Moreover, it reinforces the importance of fostering textual production as a dialogic space, promoting the development of critical literacy in the educational context.
Keywords: Alteridade
Autoria
Interação Dialógica
Produção Textual
Criticidade
Alterity
Authorship
Dialogical interaction
Textual production
Critical literacy
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: VASCONCELOS, Aline Paula Ribeiro. AUTORIA E ALTERIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL: A INTERAÇÃO DIALÓGICA COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE NA ESCOLA. 2025, 261fl. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.267
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.267
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46662
Date of defense: 29-Apr-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutoriaAlteridadeProduçãoTextual:.pdf17.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.