Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46628| ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-0826-5260 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Potencialidades e fragilidades da realização de um curso de extensão em primeiros-socorros na formação discente: um relato de experiência |
| Alternate title (s): | Potentialities and fragilities of conducting an extension course in first aid in studenttraining: an experience report Potencialidades y fragilidades de la realización de un curso de extensión en primeros auxilios en la formación de estudiantes: un relato de experiencia |
| Author: | Oliveira, Larissa Marangon de |
| First Advisor: | Carvalho, Antônio José Lana de |
| First coorientator: | Mendes-Rodrigues, Clesnan |
| First member of the Committee: | Souza, Antonina Henrique de |
| Second member of the Committee: | Lopes, Mayani Thais |
| Summary: | Este artigo descreve as potencialidades e fragilidades da realização de um curso de extensão em Noções Básicas de Primeiros Socorros, na formação discente. Por meio de uma avaliação detalhada, identificamos diversos aspectos positivos, incluindo a relevância do conteúdo programático, a interatividade e engajamento dos participantes, o estímulo ao aprendizado autodirigido, o networking e colaboração entre os alunos, o enfoque prático e aplicável das atividades e o apoio dos facilitadores. No entanto, também reconhecemos desafios a serem enfrentados, como a infraestrutura tecnológica limitada, a falta de diversidade de metodologias de ensino, os obstáculos na gestão do tempo, a rigidez na flexibilidade de aprendizado, a necessidade de uma avaliação mais efetiva do curso e a inflexibilidade nos horários. Concluímos que abordar essas fragilidades é crucial para garantir a continuidade do sucesso do curso, recomendando investimentos em melhorias na infraestrutura tecnológica, diversificação das metodologias de ensino, maior flexibilidade nos horários e adoção de avaliações, e promoção da gestão eficaz do tempo. Ao enfrentarmos esses desafios, aspiramos fortalecer a posição do curso de extensão como um agente contínuo e transformador no desenvolvimento educacional e profissional dos participantes. |
| Abstract: | This article describes the strengths and weaknesses of conducting an extension course in Basic First Aid Skills in student education. Through a detailed evaluation, we identified several positive aspects, including the relevance of the program content, participant interactivity and engagement, encouragement of self-directed learning, networking and collaboration among students, practical and applicable focus of activities, and facilitator support. However, we also recognize challenges to be addressed, such as limited technological infrastructure, lack of diversity in teaching methodologies, time management obstacles, rigidity in learning flexibility, the need for more effective course evaluation, and inflexibility in scheduling. We conclude that addressing these weaknesses is crucial to ensuring the continued success of the course, recommending investments in improving technological infrastructure, diversification of teaching methodologies, greater flexibility in scheduling, and the adoption of evaluations, and promotion of effective time management. By tackling these challenges, we aim to strengthen the position of the extensioncourse as a continuous and transformative agent in the educational and professional development of participants. Este artículo describe las potencialidades y fragilidades de la realización de un curso de extensión en Conceptos Básicos de Primeros Auxilios en la formación estudiantil. A través de una evaluación detallada, identificamos varios aspectos positivos, incluyendo la relevancia del contenido del programa, la interactividad y el compromiso de los participantes, el estímulo al aprendizaje autodirigido, la creación de redes y la colaboración entre los estudiantes, el enfoque práctico y aplicable de las actividades y el apoyo de los facilitadores. Sin embargo, también reconocemos desafíos a enfrentar, como la infraestructura tecnológica limitada, la falta de diversidad de metodologías de enseñanza, los obstáculos en la gestión del tiempo, la rigidez en la flexibilidad del aprendizaje, la necesidad de una evaluación más efectiva del curso y la inflexibilidad en los horarios. Concluimos que abordar estas fragilidades es crucial para garantizar la continuidad del éxito del curso, recomendando inversiones en mejoras en la infraestructura tecnológica, diversificación de las metodologías de enseñanza, mayor flexibilidad en los horarios y la adopción de evaluaciones, y promoción de la gestión efectiva del tiempo. Al enfrentar estos desafíos, aspiramos a fortalecer la posición del curso de extensión como un agente continuo y transformador en el desarrollo educativo y profesional de los participantes. |
| Keywords: | Urgência e emergência Educação Primeiros socorros Curso de extensão emergency and urgency, education first aid course |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | OLIVEIRA, Larissa Marangon de. Potencialidades e fragilidades da realização de um curso de extensão em primeiros-socorros na formação discente: um relato de experiência. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46628 |
| Date of defense: | 14-Aug-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Enfermagem |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PotencialidadesFragilidadesCurso.pdf | TCC | 239.41 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
