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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46613| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-1951-1236 |
| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Formação docente em educação para as relações étnico-raciais na UFU Campus Pontal: diálogos com a etnomatemática |
| Título(s) alternativo(s): | Teacher education in ethnic-racial relations at UFU – Pontal Campus: dialogues with ethnomathematics |
| Autor(es): | Nogueira, Marcelo Vitor Rodrigues |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
| Primeiro membro da banca: | Pires, Rogério Fernando |
| Segundo membro da banca: | Santos, Luane Bento |
| Resumo: | A pesquisa intitulada "Formação Docente em Educação para as Relações Étnico-Raciais na UFU Campus Pontal: Diálogos com a Etnomatemática" investiga a formação docente direcionada à educação para as relações étnico-raciais, enfatizando a contribuição da etnomatemática para o desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas no ensino de Matemática. Inserida no contexto da Lei n.º 10.639/03, esta pesquisa aborda os desafios e as potencialidades relacionadas à formação continuada de professores. O problema central reside em identificar como a etnomatemática pode ser incorporada ao ensino de Matemática, promovendo uma atuação antirracista no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar quais são as concepções apresentadas no Curso Virtual de Formação ERER, bem como suas implicações à formação de professores de matemática para a promoção de uma educação antirracista. Além disso, busca mapear as práticas pedagógicas implementadas no âmbito do Curso de Formação Docente em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Formação ERER), desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, no período entre 2018 e 2024, e também propor a construção de um curso virtual autogestionável direcionado à formação docente. A pesquisa adota também a metodologia de pesquisa-ação, realizando análise documental, do site do Neabi Pontal, articulando teoria e prática na criação de um produto educacional. Os resultados evidenciam que a etnomatemática fortalece práticas pedagógicas antirracistas ao valorizar saberes afro-brasileiros e indígenas no ensino da Matemática. Indentifica-se que a Formação ERER tem desempenhado um papel fundamental na capacitação de professores, promovendo práticas inclusivas alinhadas à Lei n.º 10.639/03, embora ainda existam desafios institucionais, como a falta de materiais didáticos e a necessidade de formação específica. Professores participantes relataram mudanças significativas em suas abordagens pedagógicas, compreendendo a importância da contextualização cultural no ensino da Matemática. A análise originou o produto educacional, intitulado Etnomath, um curso virtual autogestionável que integra conteúdos sobre etnomatemática e educação antirracista. O curso oferece fundamentos teóricos, planos de aula, atividades práticas e estudos de caso, ampliando o acesso à formação continuada para docentes em diversas regiões do Brasil. Representa um avanço na disponibilização de materiais didáticos inovadores, oferecendo suporte teórico e prático para a implementação da etnomatemática no ensino. A pesquisa demonstra que a etnomatemática pode ser uma ferramenta essencial na construção de uma educação matemática inclusiva, promovendo a equidade racial no ensino. Embora a Lei n.º 10.639/03 tenha sido um marco na educação brasileira, sua implementação efetiva ainda encontra entraves. Nesse sentido, a formação continuada de professores se mostra indispensável para garantir uma educação que respeite a diversidade cultural. O Etnomath representa uma contribuição significativa ao disponibilizar materiais didáticos acessíveis e fortalecer a formação docente, reforçando a necessidade de políticas públicas que consolidem a etnomatemática nos currículos escolares e promovam uma educação mais justa e equitativa. |
| Abstract: | The research Teacher Training in Education for Ethnic-Racial Relations at UFU Campus Pontal: Dialogues with Ethnomathematics investigates teacher education focused on ethnic-racial relations, emphasizing the contribution of ethnomathematics to anti-racist pedagogical practices in Mathematics teaching. Inserted within the context of Law No. 10.639/03, it analyzes the challenges and potential of continuing teacher education. The central problem consists of identifying how ethnomathematics can be incorporated into Mathematics teaching, fostering an anti-racist approach in the school environment. The study aims to analyze the conceptions and impacts of the Teacher Training Course in Education for Ethnic-Racial Relations (Formação ERER), developed by UFU, Campus Pontal, between 2018 and 2024, as well as to map the implemented pedagogical practices and develop a self-managed virtual course for teachers. The methodological approach is qualitative, based on bibliographic and documentary research and participant observation, with an analysis of institutional documents, didactic materials, and reports from participating teachers. The research also adopts action research methodology, conducting document analysis, including the Neabi Pontal website, and articulating theory and practice in the creation of an educational product. The results show that ethnomathematics strengthens anti-racist pedagogical practices by valuing Afro-Brazilian and Indigenous knowledge in Mathematics teaching. It is identified that Formação ERER has played a fundamental role in teacher training, promoting inclusive practices aligned with Law No. 10.639/03, although institutional challenges remain, such as the lack of adequate didactic materials and the need for specialized training. Participating teachers reported significant changes in their pedagogical approaches, understanding the importance of cultural contextualization in Mathematics teaching. The analysis led to the development of the educational product Etnomath, a self-managed virtual course that integrates content on ethnomathematics and anti-racist education. The course offers theoretical foundations, lesson plans, practical activities, and case studies, expanding access to continuing education for teachers across different regions of Brazil. It represents an advancement in the availability of innovative didactic materials, providing theoretical and practical support for the implementation of ethnomathematics in teaching. The research demonstrates that ethnomathematics can be an essential tool in building a more inclusive Mathematics education, promoting racial equity in teaching. Although Law No. 10.639/03 was a milestone in Brazilian education, its effective implementation still faces obstacles. In this sense, continuing teacher education is essential to ensure an education that respects cultural diversity. Etnomath represents a significant contribution by providing accessible didactic materials and strengthening teacher training, reinforcing the need for public policies that consolidate ethnomathematics in school curricula and promote a more just and equitable education |
| Palavras-chave: | Formação docente Educação para as relações étnico-raciais Etnomatemática Práticas pedagógicas antirracistas Formação continuada de professores Teacher education Education for ethnic-racial relations Ethnomathematics Antiracist pedagogical practices and Continuing teacher education |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Assunto: | Ciências - estudo e ensino Formação docente - Ituiutaba (MG) Educação multicultural - Ituiutaba (MG) |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
| Referência: | NOGUEIRA, Marcelo Vitor Rodrigues. Formação docente em Educação para as relações étnico-raciais na UFU Campus Pontal: diálogos com a Etnomatemática. 2025. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5119 |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5119 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46613 |
| Data de defesa: | 27-Fev-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoDocenteEducação.pdf | DISSERTAÇÃO | 6.05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| ETNOMATH - MANUAL. (1).pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 1.79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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