Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46606
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-7828-8162
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Quando o jogo vira formação: uma prática com ciências e matemática na pré-escola
Título (s) alternativo (s): When the game becomes teacher development: a practice with science and mathematics in preschool
Autor: Ferreira, Karine dos Santos
Primer orientador: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Primer coorientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primer miembro de la banca: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Segundo miembro de la banca: Souza, Carolina Rodrigues de
Resumen: Este trabalho investiga a utilização de um jogo como estratégia para o ensino de resíduos sólidos na Pré-escola. A pesquisa teve como ponto de partida a curiosidade dos alunos sobre o lixo e a afinidade demonstrada por eles com os jogos. Estruturado em sete seções o estudo adota características da Pesquisa Narrativa, articulando a trajetória pessoal da autora com sua prática docente atual e futura, visando responder a seguinte pergunta: “Como um jogo intencionalmente elaborado para trabalhar com o ensino de resíduos sólidos pode contribuir na formação continuada de uma docente da Pré-escola? ”. Para a produção de dados, utilizou-se o diário de bordo, registros fotográficos, portfólios e diários produzidos pelas crianças. A fundamentação teórica contempla os marcos históricos e legais da Educação Infantil, discussões sobre o ensino de Ciências e Matemática para crianças pequenas, além do potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas. Como Produto Educacional, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro em formato de trilha, que integra conceitos de Educação Ambiental, representações numéricas e formas geométricas. A pesquisa bibliográfica inicial, realizada no portal eduCapes, evidenciou a escassez de materiais voltados à temática para essa faixa etária. A análise dos dados revelou que as estratégias de ensino podem favorecer a abordagem de temas complexos, como os resíduos sólidos, e contribuem para o desenvolvimento de competências matemáticas e cidadãs. A realização do jogo exigiu a articulação com atividades complementares, o que fortaleceu o entendimento sobre o papel do educador como organizador dos processos de ensino. Os resultados indicam que a pesquisa promoveu mudanças na prática docente e resultou em um Produto Educacional alinhado aos princípios da Educação Ambiental crítica.
Abstract: This study investigates the use of a game as a strategy for teaching solid waste concepts in preschool education. The research was sparked by the children's curiosity about garbage and their strong interest in games. Structured into seven sections, the study adopts characteristics of Narrative Inquiry, linking the author's personal journey with her current and future teaching practice, and seeks to answer the following question: “How can a game intentionally designed to address the topic of solid waste contribute to the continuing education of a preschool teacher?” Data were collected through a field journal, photographic records, portfolios, and journals produced by the children. The theoretical framework includes historical and legal milestones of Early Childhood Education, discussions on the teaching of Science and Mathematics to young children, as well as the potential of games as pedagogical tools. As an Educational Product, a board game in the format of a trail was developed, integrating concepts of Environmental Education, numerical representations, and geometric shapes. The initial literature review, conducted via the eduCapes portal, revealed a scarcity of materials on this topic for this age group. The data analysis showed that teaching strategies can support the approach to complex topics, such as solid waste, and contribute to the development of mathematical and civic competencies. The implementation of the game required coordination with complementary activities, which strengthened the understanding of the educator’s role as the organizer of teaching processes. The results indicate that the research led to changes in teaching practice and resulted in an Educational Product aligned with the principles of critical Environmental Education.
Palabras clave: Pré-escola
Resíduos Sólidos
Ensino de Ciências e Matemática
Educação Ambiental
Formação continuada
Preschool
Solid Waste
Science and Mathematics Teaching
Environmental Education
Continuing Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tema: Ciências - estudo e ensino
Jogos educativos
Educação pré-escolar - Programas de atividades
Matemática - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: FERREIRA, Karine dos Santos. Quando o jogo vira formação: uma prática com ciências e matemática na pré-escola. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.430.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.430
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46606
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
QuandoJogoVira.pdfDissertação6.72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons