Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Karine dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-13T13:17:17Z-
dc.date.available2025-08-13T13:17:17Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationFERREIRA, Karine dos Santos. Quando o jogo vira formação: uma prática com ciências e matemática na pré-escola. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.430.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46606-
dc.description.abstractThis study investigates the use of a game as a strategy for teaching solid waste concepts in preschool education. The research was sparked by the children's curiosity about garbage and their strong interest in games. Structured into seven sections, the study adopts characteristics of Narrative Inquiry, linking the author's personal journey with her current and future teaching practice, and seeks to answer the following question: “How can a game intentionally designed to address the topic of solid waste contribute to the continuing education of a preschool teacher?” Data were collected through a field journal, photographic records, portfolios, and journals produced by the children. The theoretical framework includes historical and legal milestones of Early Childhood Education, discussions on the teaching of Science and Mathematics to young children, as well as the potential of games as pedagogical tools. As an Educational Product, a board game in the format of a trail was developed, integrating concepts of Environmental Education, numerical representations, and geometric shapes. The initial literature review, conducted via the eduCapes portal, revealed a scarcity of materials on this topic for this age group. The data analysis showed that teaching strategies can support the approach to complex topics, such as solid waste, and contribute to the development of mathematical and civic competencies. The implementation of the game required coordination with complementary activities, which strengthened the understanding of the educator’s role as the organizer of teaching processes. The results indicate that the research led to changes in teaching practice and resulted in an Educational Product aligned with the principles of critical Environmental Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPreschoolpt_BR
dc.subjectSolid Wastept_BR
dc.subjectScience and Mathematics Teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.titleQuando o jogo vira formação: uma prática com ciências e matemática na pré-escolapt_BR
dc.title.alternativeWhen the game becomes teacher development: a practice with science and mathematics in preschoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Fabiana Fiorezi de Marco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Carolina Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152101475247049pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5537251837182399pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a utilização de um jogo como estratégia para o ensino de resíduos sólidos na Pré-escola. A pesquisa teve como ponto de partida a curiosidade dos alunos sobre o lixo e a afinidade demonstrada por eles com os jogos. Estruturado em sete seções o estudo adota características da Pesquisa Narrativa, articulando a trajetória pessoal da autora com sua prática docente atual e futura, visando responder a seguinte pergunta: “Como um jogo intencionalmente elaborado para trabalhar com o ensino de resíduos sólidos pode contribuir na formação continuada de uma docente da Pré-escola? ”. Para a produção de dados, utilizou-se o diário de bordo, registros fotográficos, portfólios e diários produzidos pelas crianças. A fundamentação teórica contempla os marcos históricos e legais da Educação Infantil, discussões sobre o ensino de Ciências e Matemática para crianças pequenas, além do potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas. Como Produto Educacional, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro em formato de trilha, que integra conceitos de Educação Ambiental, representações numéricas e formas geométricas. A pesquisa bibliográfica inicial, realizada no portal eduCapes, evidenciou a escassez de materiais voltados à temática para essa faixa etária. A análise dos dados revelou que as estratégias de ensino podem favorecer a abordagem de temas complexos, como os resíduos sólidos, e contribuem para o desenvolvimento de competências matemáticas e cidadãs. A realização do jogo exigiu a articulação com atividades complementares, o que fortaleceu o entendimento sobre o papel do educador como organizador dos processos de ensino. Os resultados indicam que a pesquisa promoveu mudanças na prática docente e resultou em um Produto Educacional alinhado aos princípios da Educação Ambiental crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration152pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.430pt_BR
dc.orcid.putcode189803718-
dc.crossref.doibatchid8f6f25fd-9966-4bf4-a2a5-604c83f3ee7f-
dc.subject.autorizadoCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoJogos educativospt_BR
dc.subject.autorizadoEducação pré-escolar - Programas de atividadespt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuandoJogoVira.pdfDissertação6.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons