Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46572
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0389-9703
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Práticas multiletradas em livro didático: os gêneros digitais na escola
Título (s) alternativo (s): Multiliteracy practices in textbooks: digital genres at school
Autor: Rodrigues, Viviane
Primer orientador: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Primer miembro de la banca: Silva, Wagner Rodrigues
Segundo miembro de la banca: Carvalhaes, Wesley Luis
Tercer miembro de la banca: Córdula, Maíra Sueco Maegava
Cuarto miembro de la banca: Tanzi Neto, Adolfo
Resumen: As tecnologias digitais modificam a maneira como as pessoas interagem. Dada a relevância dos multiletramentos no ensino de línguas e as mudanças sociais que fundamentam as diretrizes curriculares, esta pesquisa parte de uma série de preocupações que relaciona multiletramentos, gêneros digitais e livros didáticos. Desse modo, levanto o seguinte questionamento: qual é o papel do livro didático para legitimar os gêneros digitais como objetos de ensino em práticas sociais na escola? Nesse contexto, a motivação para realizar este trabalho é a hipótese de que o livro didático assume um papel integrador ao mobilizar práticas multiletradas nas propostas de atividades com gêneros digitais. A investigação também pressupõe que as propostas de atividades didáticas com gêneros digitais configuram práticas multiletradas, porém, ainda faltam nessas propostas aprimorar as práticas de linguagem mediadas por esses gêneros, que possam levar o aluno a se tornar um criador de sentidos, com habilidades para analisar com criticidade os significados que esses textos provocam e não apenas reproduzir conceitos linguísticos, de forma que o ensino de gêneros digitais se consolide como prática social. O trabalho tem como objetivo geral investigar práticas multiletradas que mobilizam gêneros digitais em um livro didático do Ensino Médio, da área de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias para verificar o papel do livro didático nas propostas de atividades. A imersão na investigação como professora-pesquisadora possibilita pensar nos seguintes objetivos específicos: i) analisar a concepção de linguagem na qual o livro didático se fundamenta e que alicerça as práticas multiletradas mobilizadas; ii) investigar a concepção de cultura digital nas diretrizes curriculares apresentadas no livro didático; iii) analisar o modo como gêneros digitais que circulam na mídia se configuram como objetos de ensino nos livros didáticos; e iv) problematizar em que medida as práticas multiletradas voltadas para o gênero digital no livro didático podem instigar a criticidade nas práticas sociais da linguagem. A metodologia adotada nesta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, pois confronta a revisão bibliográfica e a análise discursiva com a pesquisa documental, uma vez que o livro didático e as diretrizes curriculares são fontes documentais. Para isso, a fonte de pesquisa são capítulos de um livro didático que fazem parte de uma coleção de livros didáticos para o Ensino Médio, intitulado Identidade em ação: linguagens e suas tecnologias (Guimarães et al., 2020). Na análise, foram selecionados como corpus de investigação três capítulos do volume <Um mundo de linguagens=: os capítulos <Considerações Gerais= e <Orientações Didáticas=, para investigar as concepções de linguagem e as diretrizes curriculares; e o capítulo <Tecnologias da informação e comunicação=, para analisar as práticas multiletradas que mobilizam gêneros digitais, entre as quais propõem a interpretação de uma postagem de redes sociais e a produção de uma campanha de memes. Espero que os resultados da pesquisa possam contribuir para o campo de estudos da Linguística Aplicada, pois a investigação mostrou o papel do livro didático como integrador de práticas multiletradas nas propostas de atividades com gêneros digitais, as quais articulam possibilidades para promover o ensino desses gêneros na escola como práticas sociais que podem instigar a criticidade.
Abstract: Digital technologies change the way people interact. Given the relevance of multiliteracies in language teaching and the social changes that underpin curricular guidelines, this research is based on a series of concerns that relate multiliteracies, digital genres and textbooks. Thus, I raise the following question: what is the role of the textbook in legitimizing digital genres as teaching objects in social practices at school? In this context, the motivation for carrying out this work is the hypothesis that the textbook assumes an integrative role by mobilizing multiliterate practices in the proposals for activities with digital genres. The research also assumes that the proposals for teaching activities with digital genres configure multiliterate practices, however, these proposals still lack the improvement of language practices mediated by these genres, which can lead the student to become a creator of meanings, with skills to critically analyze the meanings that these texts provoke and not just reproduce linguistic concepts, so that the teaching of digital genres is consolidated as a social practice. The general objective of this study is to investigate multiliterate practices that mobilize digital genres in a high school textbook in the area of knowledge Languages and their Technologies, in order to verify the role of the textbook in the proposed activities. The immersion in the investigation as a teacher-researcher allows us to consider the following specific objectives: i) to analyze the concept of language on which the textbook is based and which underpins the multiliterate practices mobilized; ii) to investigate the concept of digital culture in the curricular guidelines presented in the textbook; iii) to analyze the way in which digital genres that circulate in the media are configured as teaching objects in the textbooks; and iv) to problematize the extent to which multiliterate practices focused on the digital genre in the textbook can instigate criticality in the social practices of language. The methodology adopted in this research is based on the assumptions of qualitative research, as it confronts the bibliographic review and discursive analysis with documentary research, since the textbook and the curricular guidelines are documentary sources. To this end, the research source is chapters from a textbook that are part of a collection of textbooks for high school, entitled Identity in action: languages and their technologies (Guimarães et al., 2020). In the analysis, three chapters from the volume <A world of languages= were selected as the research corpus: the chapters <General Considerations= and <Didactic Guidelines=, to investigate the concepts of language and curricular guidelines; and the chapter <Information and communication technologies=, to analyze the multiliterate practices that mobilize digital genres, among which they propose the interpretation of a social media post and the production of a meme campaign. I hope that the results of the research can contribute to the field of Applied Linguistics studies, since the investigation showed the role of the textbook as an integrator of multiliterate practices in the proposals for activities with digital genres, which articulate possibilities to promote the teaching of these genres in schools as social practices that can instigate critical thinking.
Palabras clave: Práticas multiletradas
Multiliterate practices
Gêneros digitais
Digital genres
Livro didático
Textbook
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Tema: Linguística
Linguistica Aplicada
Livros didáticos digitais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: RODRIGUES, Viviane. Práticas multiletradas em livro didático: os gêneros digitais na escola. 2025. 177 f. Tese ( Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/1014393/ufu.te.2025.5042.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5042
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46572
Fecha de defensa: 26-may-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PraticasMultiletradasLivro..pdfTese4.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons