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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-7297-4783
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino remoto emergencial na UFU: o que restou das estratégias didáticas e midiáticas experienciadas por docentes?
Título(s) alternativo(s): Emergency remote teaching at UFU: what remains of the teaching and media strategies experienced by teachers?
Autor(es): Queiroz, Regina de Souza Rocha
Primeiro orientador: Santos, Vanessa Matos dos
Primeiro membro da banca: Santos, Vanessa Matos dos
Segundo membro da banca: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Terceiro membro da banca: Pimenta, Maria Alzira de Almeida
Resumo: Esta pesquisa partiu do propósito de investigar como Educação, Tecnologia e Comunicação se articularam durante o Ensino Remoto Emergencial na Pandemia da Covid-19. O afastamento físico, imposto pelo isolamento social como forma de controlar a disseminação do vírus, provocou mudanças signficativas na Educação. Com isso, o corpo docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi desafiado a repensar suas práticas pedagógicas, metodologias e estratégias diante de um novo cenário. De maneira mais especifica, este estudo demonstra como diferentes estratégias pedagógicas implementadas pelos docentes se articularam aos saberes por eles acumulados durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais. Para tal análise, esta pesquisa adotou o recorte temporal compreendido como Etapa II das AARE (Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais) e Primeiro Período Regular Remoto (PPRR). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas com 20 professores que ministraram disciplinas em cursos de graduação da grande Área de Ciências Humanas. As entrevistas foram norteadas por um roteiro de entrevistas semiestruturadas. A análise das informações coletadas foi fundamentada na Análise de Conteúdo. Os resultados finais indicam que, embora o aparato tecnológico posto à disposição não tenha sofrido alterações significativas, de fato, novas formas de ensino-aprendizagem foram desenvolvidas pelos docentes. Com base nesses detalhamentos, a pesquisa também destacou a importância da formação continuada para professores da educação universitária e, além disso, apontou e sublinhou os aspectos relacionados às questões emocionais nos processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias digitais durante o período de pandemia. A pesquisa e o registro das experiências vivenciadas pelos docentes contribuirão para revigorar os saberes docentes e viabilizar inovações na prática pedagógica.
Abstract: This research aimed to investigate how Education, Technology, and Communication were articulated during Emergency Remote Teaching in the context of the Covid-19 pandemic. Physical distancing, imposed by social isolation as a measure to control the spread of the virus, brought significant changes to education. Consequently, the teaching staff at the Federal University of Uberlândia (UFU) was challenged to rethink its pedagogical practices, methodologies, and strategies in light of a new scenario. More specifically, this study demonstrates how different pedagogical strategies implemented by faculty members were articulated with the knowledge they had accumulated during the suspension of academic activities. For this analysis, the study adopted the time frame corresponding to Stage II of the Emergency Remote Academic Activities (AARE) and the First Regular Remote Term (PPRR). Data collection was carried out through interviews with 20 professors who taught undergraduate courses in the broad field of Human Sciences. A semi-structured interview script guided the interviews. The analysis of the data collected was based on Content Analysis. The final results indicate that, although the technological tools available did not undergo significant changes, new forms of teaching and learning were indeed developed by the faculty. Based on these findings, the research also highlighted the importance of continuing education for university-level teachers and, additionally, emphasized the emotional aspects involved in the teaching-learning processes mediated by digital technologies during the pandemic period. The research and documentation of the experiences lived by the professors will contribute to revitalizing teaching knowledge and enabling innovations in pedagogical practice.
Palavras-chave: Ensino Superior
Estratégias pedagógicas e midiáticas
Tecnologias digitais
Ensino remoto
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Ensino a distância
Isolamento social
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: QUEIROZ, Regina de Souza Rocha. Ensino remoto emergencial na UFU: o que restou das estratégias didáticas e midiáticas experienciadas por docentes? 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5192.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5192
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46571
Data de defesa: 25-Abr-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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