Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46571
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorQueiroz, Regina de Souza Rocha-
dc.date.accessioned2025-08-06T17:57:56Z-
dc.date.available2025-08-06T17:57:56Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Regina de Souza Rocha. Ensino remoto emergencial na UFU: o que restou das estratégias didáticas e midiáticas experienciadas por docentes? 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5192.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46571-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how Education, Technology, and Communication were articulated during Emergency Remote Teaching in the context of the Covid-19 pandemic. Physical distancing, imposed by social isolation as a measure to control the spread of the virus, brought significant changes to education. Consequently, the teaching staff at the Federal University of Uberlândia (UFU) was challenged to rethink its pedagogical practices, methodologies, and strategies in light of a new scenario. More specifically, this study demonstrates how different pedagogical strategies implemented by faculty members were articulated with the knowledge they had accumulated during the suspension of academic activities. For this analysis, the study adopted the time frame corresponding to Stage II of the Emergency Remote Academic Activities (AARE) and the First Regular Remote Term (PPRR). Data collection was carried out through interviews with 20 professors who taught undergraduate courses in the broad field of Human Sciences. A semi-structured interview script guided the interviews. The analysis of the data collected was based on Content Analysis. The final results indicate that, although the technological tools available did not undergo significant changes, new forms of teaching and learning were indeed developed by the faculty. Based on these findings, the research also highlighted the importance of continuing education for university-level teachers and, additionally, emphasized the emotional aspects involved in the teaching-learning processes mediated by digital technologies during the pandemic period. The research and documentation of the experiences lived by the professors will contribute to revitalizing teaching knowledge and enabling innovations in pedagogical practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicas e midiáticaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial na UFU: o que restou das estratégias didáticas e midiáticas experienciadas por docentes?pt_BR
dc.title.alternativeEmergency remote teaching at UFU: what remains of the teaching and media strategies experienced by teachers?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee3Pimenta, Maria Alzira de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5704053709365172pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003132361651622pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa partiu do propósito de investigar como Educação, Tecnologia e Comunicação se articularam durante o Ensino Remoto Emergencial na Pandemia da Covid-19. O afastamento físico, imposto pelo isolamento social como forma de controlar a disseminação do vírus, provocou mudanças signficativas na Educação. Com isso, o corpo docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi desafiado a repensar suas práticas pedagógicas, metodologias e estratégias diante de um novo cenário. De maneira mais especifica, este estudo demonstra como diferentes estratégias pedagógicas implementadas pelos docentes se articularam aos saberes por eles acumulados durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais. Para tal análise, esta pesquisa adotou o recorte temporal compreendido como Etapa II das AARE (Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais) e Primeiro Período Regular Remoto (PPRR). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas com 20 professores que ministraram disciplinas em cursos de graduação da grande Área de Ciências Humanas. As entrevistas foram norteadas por um roteiro de entrevistas semiestruturadas. A análise das informações coletadas foi fundamentada na Análise de Conteúdo. Os resultados finais indicam que, embora o aparato tecnológico posto à disposição não tenha sofrido alterações significativas, de fato, novas formas de ensino-aprendizagem foram desenvolvidas pelos docentes. Com base nesses detalhamentos, a pesquisa também destacou a importância da formação continuada para professores da educação universitária e, além disso, apontou e sublinhou os aspectos relacionados às questões emocionais nos processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias digitais durante o período de pandemia. A pesquisa e o registro das experiências vivenciadas pelos docentes contribuirão para revigorar os saberes docentes e viabilizar inovações na prática pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration147pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5192pt_BR
dc.orcid.putcode189378922-
dc.crossref.doibatchid51bec3df-44b2-4514-b55f-5a2212ac2f0d-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.autorizadoIsolamento socialpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoRemotoEmergencial.pdf2.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons