Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46564| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0936-5028 |
| Document type: | Tese |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Discursos sobre a educação na implementação do Ensino Remoto Emergencial no IFTM durante a pandemia de Covid-19 |
| Alternate title (s): | Discourses on education in the implementation of Emergency Remote Teaching at IFTM during the Covid-19 pandemic |
| Author: | Ângelo, Rogério de Castro |
| First Advisor: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
| First member of the Committee: | Coimbra, Camila Lima |
| Second member of the Committee: | Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva |
| Third member of the Committee: | Galvão, Flávia Motta de Paula |
| Fourth member of the Committee: | França, Thyago Madeira |
| Summary: | No contexto da pandemia de Covid-19, com a necessidade do distanciamento físico e com a sinalização de autorização da implementação de atividades não presenciais de ensino, deu-se início a um debate sobre como viabilizar essas atividades não presenciais – o que foi chamado de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sem desconsiderar as complexidades de ordem técnica na implementação do ERE, entendemos que é preciso primeiramente termos clareza sobre qual(is) discursos sobre educação nortearam esta implementação. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de investigarmos os discursos que balizaram a implementação do ERE em uma instituição pública de ensino, uma vez que isso pode nos ajudar a traçar um panorama sobre os objetivos e prioridades da educação em tempos de crise, o que serve tanto para avaliar as ações tomadas durante a crise do coronavírus como para os futuros contextos excepcionais (de crise sanitária ou de guerra, por exemplo). Nesse sentido, propusemo-nos a investigar se os discursos sobre a educação que balizaram a implementação do ERE inscrevem-se numa perspectiva tecnicista ou numa discursividade que privilegia a formação integral dos/as alunos/as. Como locus investigativo, elencamos o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), que implementou o ensino remoto ainda no mês de março de 2020. Para podermos investigar os discursos sobre a educação que balizaram a implementação do ERE, mapeamos documentos oficiais que possibilitaram tal implementação de forma a possibilitar a análise do corpus formado por: a) instruções normativas produzidas pelo IFTM que direcionaram as ações nos diferentes campi da instituição; e b) depoimentos de gestores/as e professores/as do IFTM campus Ituiutaba. Entendemos que essa questão é relevante cientificamente na área de estudos linguísticos, uma vez que um dos objetivos de pesquisas em Linguística Aplicada, segundo Moita Lopes (2006, p. 14), é “criar inteligibilidade sobre um problema social em que a linguagem tem um papel central”. É nesse sentido que abordamos a adoção do ERE – uma questão social – partindo do pressuposto de que a forma como os/as gestores/as e professores/as significam discursivamente a implementação do ERE tem implicações diretas sobre como esse processo é efetivado. Buscamos responder às seguintes questões de pesquisa: quais discursos sobre a educação nortearam a implementação do ERE? Como esses discursos se materializam na atuação profissional de gestores/as e professores/as envolvidos/as nesse processo? Para responder a essas questões, analisamos nosso corpus adotando uma perspectiva discursiva da linguagem, investigando sua relação com a história, a ideologia e os processos de produção de sentidos, numa interface entre a Análise do Discurso Franco-Brasileira, sobretudo a partir dos construtos teóricos de Michel Pêcheux (1993, 1997, 2015), e a Linguística Aplicada (LA), numa abordagem transdisciplinar, como defendido por Pennycook (2006), mantendo no horizonte a relevância social do trabalho que nos propusemos a realizar. Fazendo um batimento entre os documentos institucionais e os depoimentos dos/as servidores/as, foi possível perceber que a implementação do ERE no IFTM está inscrita numa contradição entre dois grandes discursos: o discurso do controle e o discurso da garantia da educação para todos/as. |
| Abstract: | In the context of the Covid-19 pandemic, with the need for physical distancing and the authorization of the implementation of non-face-to-face teaching activities, a debate began on how to make these non-face-to-face activities viable – which was called Emergency Remote Teaching (ERE). Without disregarding the technical complexities in the implementation of ERE, we understand that it is necessary to first be clear about which discourses on education guided this implementation. This research is justified by the need to investigate the discourses that guided the implementation of ERE in a public educational institution, since this can help us draw an overview of the objectives and priorities of education in times of crisis, which serves both to evaluate the actions taken during the coronavirus crisis and for future exceptional contexts (of a health crisis or war, for example). In this sense, we proposed to investigate whether the discourses on education that guided the implementation of the ERE are part of a technocratic perspective or one that prioritizes the comprehensive education of students. As the investigative locus, we selected the Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM), which implemented remote teaching in March 2020. In order to investigate the discourses on education that guided the implementation of the ERE, we mapped official documents that made such implementation possible in order to enable the analysis of the corpus formed by: a) normative instructions produced by the IFTM that directed the actions on the different campuses of the institution; b) testimonies of managers and teachers of the IFTM Ituiutaba campus. We understand that this issue is scientifically relevant in the area of linguistic studies, since one of the objectives of research in Applied Linguistics, according to Moita Lopes (2006, p. 14), is to “create intelligibility about a social problem in which language plays a central role”. It is in this sense that we will approach the adoption of ERE – a social issue – based on the assumption that the way in which managers and teachers discursively signify the implementation of ERE has direct implications on how this process is carried out. We seek to answer the following research questions: what discourses on education guided the implementation of ERE? How do these discourses materialize in the professional performance of managers and teachers involved in this process? To answer these questions, we analyzed our corpus adopting a discursive perspective of language, investigating its relationship with history, ideology and the processes of production of meanings, in an interface between Franco-Brazilian Discourse Analysis, especially based on the theoretical constructs of Michel Pêcheux (1993, 1997, 2015), and Applied Linguistics (AL), in a transdisciplinary approach, as defended by Pennycook (2006), keeping in mind the social relevance of the work we proposed to carry out. By comparing institutional documents and the statements of employees, it was possible to perceive that the implementation of ERE at IFTM is inscribed in a contradiction between two major discourses: the discourse of control and the discourse of guaranteeing education for all. |
| Keywords: | Discurso Educação Ensino Remoto Emergencial Discourse Emergency Remote Teaching Education Linguística |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
| Subject: | Linguística |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
| Quote: | ÂNGELO, Rogério de Castro. Discursos sobre a educação na implementação do Ensino Remoto Emergencial no IFTM durante a pandemia de Covid-19. 2025. 271 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.209. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.209 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46564 |
| Date of defense: | 19-May-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | TESE - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DiscursosSobreEducação.pdf | Tese | 3.34 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
