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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46547| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-3358-1573 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Espaço de todos, caminhos para poucos: Um olhar sobre a Acessibilidade das calçadas da Rua 84, em Goiânia-GO |
| Título (s) alternativo (s): | Spaces for all, walkways for few: A Look at the Accessibility of Sidewalks on 84th Street, in Goiânia, Brazil |
| Autor: | França, Marcela Leão |
| Primer orientador: | Cocozza, Glauco de Paula |
| Primer miembro de la banca: | Garrefa, Fernando |
| Segundo miembro de la banca: | Mesquita, Adailson Pinheiro |
| Resumen: | A acessibilidade urbana é um direito fundamental e elemento essencial para promover a inclusão social e a qualidade de vida nas cidades. Em Goiânia, o sistema Bus Rapid Transit (BRT), implementado com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, redesenhou o espaço público, mas trouxe implicações negativas às calçadas, como a redução de suas larguras e a introdução de obstáculos que comprometem a circulação de pedestres. O objetivo principal foi avaliar a conformidade das calçadas com as normas técnicas vigentes, como a NBR 9050/2020, identificando barreiras físicas e funcionais que comprometem a mobilidade urbana inclusiva. A metodologia foi estruturada em quatro etapas: revisão bibliográfica e normativa; definição de indicadores de avaliação baseados no Índice de Acessibilidade para Calçadas (IAC); coleta de dados em campo, com medições, levantamento fotográfico e mapeamento dos pontos críticos; e análise detalhada dos resultados. Os dados indicam obstruções recorrentes, como desníveis, ausência ou má aplicação de sinalização tátil e obstáculos na faixa de circulação, evidenciando a desconexão entre o planejamento urbano e sua execução. A discussão enfatiza a necessidade de intervenções baseadas no desenho universal, manutenções mais frequentes, maior fiscalização e conscientização sobre a acessibilidade como direito humano. Conclui-se que as condições das calçadas da Rua 84 são um reflexo de práticas urbanas que ainda negligenciam a inclusão. Os resultados reforçam a importância de priorizar a acessibilidade como pilar central do planejamento urbano, garantindo a mobilidade segura e digna para todos os cidadãos. |
| Abstract: | Urban accessibility is a fundamental right and an essential element for promoting social inclusion and quality of life in cities. This research analyzes the accessibility conditions of sidewalks on Rua 84, in the South Sector of Goiânia, an area impacted by the Bus Rapid Transit (BRT) system. The main objective was to assess the compliance of sidewalks with current technical standards, such as NBR 9050/2020, identifying physical and functional barriers that compromise inclusive urban mobility. The methodology was structured in four stages: bibliographic and normative review; definition of evaluation indicators based on the Sidewalk Accessibility Index (IAC); field data collection, with measurements, photographic survey and mapping of critical points; and detailed analysis of the results. The data indicate recurring obstructions, such as unevenness, absence or poor application of tactile signage and obstacles in the traffic lane, evidencing the disconnect between urban planning and its implementation. The discussion emphasizes the need for interventions based on universal design, more frequent maintenance, greater monitoring and awareness of accessibility as a human right. It is concluded that the conditions of the sidewalks on Rua 84 are a reflection of urban practices that still neglect inclusion. The results reinforce the importance of prioritizing accessibility as a central pillar of urban planning, ensuring safe and dignified mobility for all citizens. |
| Palabras clave: | Acessibilidade Calçadas Mobilidade Urbana Planejamento Urbano Desenho Universal Accessibility Sidewalks Urban Mobility Urban Planning Universal Design |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Tema: | Arquitetura |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo |
| Cita: | FRANÇA, Marcela Leão. Espaço de todos, caminhos para poucos: Um olhar sobre a Acessibilidade das calçadas da Rua 84, em Goiânia-GO. 2025. 142 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.48. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.48 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46547 |
| Fecha de defensa: | 26-feb-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo |
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