Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrança, Marcela Leão-
dc.date.accessioned2025-08-04T17:17:46Z-
dc.date.available2025-08-04T17:17:46Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationFRANÇA, Marcela Leão. Espaço de todos, caminhos para poucos: Um olhar sobre a Acessibilidade das calçadas da Rua 84, em Goiânia-GO. 2025. 142 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.48.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46547-
dc.description.abstractUrban accessibility is a fundamental right and an essential element for promoting social inclusion and quality of life in cities. This research analyzes the accessibility conditions of sidewalks on Rua 84, in the South Sector of Goiânia, an area impacted by the Bus Rapid Transit (BRT) system. The main objective was to assess the compliance of sidewalks with current technical standards, such as NBR 9050/2020, identifying physical and functional barriers that compromise inclusive urban mobility. The methodology was structured in four stages: bibliographic and normative review; definition of evaluation indicators based on the Sidewalk Accessibility Index (IAC); field data collection, with measurements, photographic survey and mapping of critical points; and detailed analysis of the results. The data indicate recurring obstructions, such as unevenness, absence or poor application of tactile signage and obstacles in the traffic lane, evidencing the disconnect between urban planning and its implementation. The discussion emphasizes the need for interventions based on universal design, more frequent maintenance, greater monitoring and awareness of accessibility as a human right. It is concluded that the conditions of the sidewalks on Rua 84 are a reflection of urban practices that still neglect inclusion. The results reinforce the importance of prioritizing accessibility as a central pillar of urban planning, ensuring safe and dignified mobility for all citizens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectCalçadaspt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbanopt_BR
dc.subjectDesenho Universalpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectSidewalkspt_BR
dc.subjectUrban Mobilitypt_BR
dc.subjectUrban Planningpt_BR
dc.subjectUniversal Designpt_BR
dc.titleEspaço de todos, caminhos para poucos: Um olhar sobre a Acessibilidade das calçadas da Rua 84, em Goiânia-GOpt_BR
dc.title.alternativeSpaces for all, walkways for few: A Look at the Accessibility of Sidewalks on 84th Street, in Goiânia, Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cocozza, Glauco de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848222126794015pt_BR
dc.contributor.referee1Garrefa, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120994568245761pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Adailson Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7194260226316300pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3238542379216733pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA acessibilidade urbana é um direito fundamental e elemento essencial para promover a inclusão social e a qualidade de vida nas cidades. Em Goiânia, o sistema Bus Rapid Transit (BRT), implementado com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, redesenhou o espaço público, mas trouxe implicações negativas às calçadas, como a redução de suas larguras e a introdução de obstáculos que comprometem a circulação de pedestres. O objetivo principal foi avaliar a conformidade das calçadas com as normas técnicas vigentes, como a NBR 9050/2020, identificando barreiras físicas e funcionais que comprometem a mobilidade urbana inclusiva. A metodologia foi estruturada em quatro etapas: revisão bibliográfica e normativa; definição de indicadores de avaliação baseados no Índice de Acessibilidade para Calçadas (IAC); coleta de dados em campo, com medições, levantamento fotográfico e mapeamento dos pontos críticos; e análise detalhada dos resultados. Os dados indicam obstruções recorrentes, como desníveis, ausência ou má aplicação de sinalização tátil e obstáculos na faixa de circulação, evidenciando a desconexão entre o planejamento urbano e sua execução. A discussão enfatiza a necessidade de intervenções baseadas no desenho universal, manutenções mais frequentes, maior fiscalização e conscientização sobre a acessibilidade como direito humano. Conclui-se que as condições das calçadas da Rua 84 são um reflexo de práticas urbanas que ainda negligenciam a inclusão. Os resultados reforçam a importância de priorizar a acessibilidade como pilar central do planejamento urbano, garantindo a mobilidade segura e digna para todos os cidadãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration142pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.48pt_BR
dc.orcid.putcode189228713-
dc.crossref.doibatchid51bec3df-44b2-4514-b55f-5a2212ac2f0d-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EspaçoTodosCaminhos.pdfDissertação53.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons