Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46539| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-8090-537X |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Linguagem inclusiva nas escolas: análise semiolinguística de argumentações em comentários a vídeos do youtube |
| Título (s) alternativo (s): | Lenguaje inclusivo en las escuelas: análisis semiolingüístico de argumentos en comentarios a vídeos de YouTube Inclusive language in the school: semiolinguistic analysis of arguments in YouTube video comments |
| Autor: | Matias Júnior, Vicente Carlos |
| Primer orientador: | Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de |
| Primer miembro de la banca: | Alencar, Venan Lucas de Oliveira |
| Segundo miembro de la banca: | Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva |
| Resumen: | O objetivo geral deste trabalho é analisar as produções argumentativas nos comentários de dois vídeos disponíveis em canais de informação no YouTube. Com a discussão sobre a proibição ou aceitação da Linguagem Inclusiva na atualidade, os vídeos selecionados abordam a proibição legal dessa linguagem nas escolas, especificamente a proibição nas escolas de Buenos Aires, Argentina, e a decisão de inconstitucionalidade do STF sobre uma lei que visava a proibição nas escolas de Roraima, Brasil. Ao focar nas argumentações produzidas, este estudo analisa as estratégias discursivas que ultrapassam as estruturas das frases, representando um mundo interativo entre sujeitos com responsabilidades sociocomunicativas. Esse processo envolve diversas expectativas nas trocas verbais, como a adesão ou não às normas linguísticas e culturais. Para tanto, serão utilizados como arcabouços teóricos e metodológicos a Semiolinguística e os estudos da Argumentação no Discurso. O trabalho buscará analisar as formulações dos comentários a partir de suas categorias, meios de produção e visadas argumentativas, com foco na intenção de convencimento. A proposta é entender esses aspectos com o intuito de identificar as finalidades dos sujeitos enunciadores no discurso, reconhecendo suas intenções além da mensagem transmitida. Ao compreender os mecanismos dos comentários, será possível mobilizá-los em nossos próprios argumentos. Além disso, a escolha temática dos vídeos está relacionada à comunidade LGBTQIAPN+, visando possibilitar uma reflexão social acerca da pertinência do tema em relação a esse grupo social. |
| Abstract: | El objetivo general de este trabajo es analizar las producciones argumentativas en los comentários de dos videos disponibles en canales de información en YouTube. Con la discusión sobre la prohibición o aceptación del Lenguaje Inclusivo en la actualidad, los videos seleccionados abordan la prohibición legal de este lenguaje en las escuelas, específicamente la prohibición en las escuelas de Buenos Aires, Argentina, y la decisión de inconstitucionalidad del STF sobre una ley que buscaba la prohibición en las escuelas de Roraima, Brasil. Al enfocarse en las argumentaciones producidas, este estudio analiza las estrategias discursivas que van más allá de las estructuras de las frases, representando un mundo interactivo entre sujetos con responsabilidades sociocomunicativas. Este proceso involucra diversas expectativas en los intercambios verbales, como la adhesión o no a las normas lingüísticas y culturales. Para ello, se utilizarán como marcos teóricos y metodológicos la Semiolingüística y los estudios de la Argumentación en el Discurso. El trabajo buscará analizar las formulaciones de los comentarios a partir de sus categorías, medios de producción y enfoques argumentativos, con énfasis en la intención de persuasión. La propuesta es entender estos aspectos con el fin de identificar las finalidades de los sujetos enunciadores en el discurso, reconociendo sus intenciones más allá del mensaje transmitido. Al comprender los mecanismos de los comentarios, será posible movilizarlos en nuestros propios argumentos. Además, la elección temática de los videos está relacionada con la comunidad LGBTQIAPN+, con el objetivo de posibilitar una reflexión social sobre la pertinencia del tema en relación con este grupo social. |
| Palabras clave: | Comentário de vídeo Linguagem Inclusiva Semiolinguística Argumentação |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Tema: | Linguística Estudos sobre homossexualidade Discussões e debates Sociolinguística Racismo na linguagem Linguagem e cultura Discriminação em linguagem |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
| Cita: | MATIAS JÚNIOR, Vicente Carlos. Linguagem inclusiva nas escolas: análise semiolinguística de argumentações em comentários a vídeos do Youtube. 2025. 111 f. Dissertação ( Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5127. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5127 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46539 |
| Fecha de defensa: | 28-feb-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LinguagemInclusivaEscolas.pdf | 6.43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
