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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0717-4754
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Formação docente na pós-graduação em química: contradições e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Teacher education in graduate chemistry programs: contradictions and possibilities
Autor(es): Rodrigues, Guilherme Mendonça
Primeiro orientador: Faria, Anizio Marcio de
Primeiro coorientador: Amaral, Fábio Augusto do
Primeiro membro da banca: Teixeira Junior, José Gonçalves
Segundo membro da banca: Sales, Eliemerson de Souza
Terceiro membro da banca: Mendes, Olenir Maria
Resumo: Esta dissertação investigou de que forma os Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Química no Brasil podem contribuir para a formação docente voltada ao Magistério Superior, tendo como foco os saberes necessários para o exercício da docência universitária. A pesquisa partiu da constatação de que a formação pedagógica ainda é negligenciada na maioria dos programas, predominando uma lógica voltada à excelência científica e produtivista (Nobre; Freitas, 2017). Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a análise documental de PPGs de excelência, a aplicação de questionários a docentes e discentes, e a sistematização de possibilidades formativas a partir dos dados empíricos e referenciais teóricos da área. Os resultados indicam que, embora haja ações pontuais como o Estágio Docente e algumas disciplinas pedagógicas optativas, a formação docente ainda é tratada como secundária e desarticulada dos demais eixos da pós-graduação. Docentes e pós-graduandos relataram desequilíbrios entre a formação para a pesquisa e para o ensino, além de contradições institucionais sobre os reais objetivos da pós-graduação. A dissertação propõe, então, um conjunto de possibilidades formativas que inclui a criação de disciplinas obrigatórias voltadas à docência em Química, ampliação de ações de extensão com caráter formativo, aprimoramento do Estágio Docente e incentivo à participação em eventos científicos com foco pedagógico. Conclui-se que é urgente integrar, de forma estruturada e intencional, a dimensão pedagógica à formação oferecida nos PPGs em Química, de modo a preparar docentes críticos, reflexivos e comprometidos com a transformação do Ensino Superior.
Abstract: This dissertation investigated how Graduate Programs (PPGs) in Chemistry in Brazil contribute to teacher education for higher education teaching, with a focus on the knowledge required for academic teaching practice. The research stemmed from the observation that pedagogical training is still largely neglected in most programs, which tend to prioritize a logic centered on scientific excellence and productivity (Nobre; Freitas, 2017). A qualitative approach was adopted, using as sources the document analysis of high-ranking graduate programs, the application of reflective questionnaires to faculty and graduate students, and the systematization of formative possibilities based on both empirical data and theoretical references from the field. The results indicate that, although there are some isolated actions - such as the Teaching Practicum and a few optional pedagogical courses - teacher education remains secondary and disconnected from the core structure of graduate studies. Both faculty and students report imbalances between training for research and training for teaching, as well as institutional contradictions regarding the true goals of graduate education. In response, the dissertation proposes a set of formative possibilities, including the implementation of mandatory courses focused on Chemistry teaching, the expansion of outreach activities with formative potential, the enhancement of the Teaching Practicum, and encouragement of participation in pedagogically oriented scientific events. It concludes that there is an urgent need to intentionally and structurally integrate the pedagogical dimension into the training provided by Chemistry graduate programs, in order to prepare critical, reflective educators committed to the transformation of higher education.
Palavras-chave: formação docente
teacher education
pós-graduação em Química
graduate studies in Chemistry
magistério superior
higher education teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Assunto: Química
Química ambiental
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Referência: RODRIGUES, Guilherme Mendonça. Formação docente na pós-graduação em química: contradições e possibilidades. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.472.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.472
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46527
Data de defesa: 28-Jul-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Química

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