Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46527
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Guilherme Mendonça-
dc.date.accessioned2025-07-31T18:17:07Z-
dc.date.available2025-07-31T18:17:07Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Guilherme Mendonça. Formação docente na pós-graduação em química: contradições e possibilidades. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.472.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46527-
dc.description.abstractThis dissertation investigated how Graduate Programs (PPGs) in Chemistry in Brazil contribute to teacher education for higher education teaching, with a focus on the knowledge required for academic teaching practice. The research stemmed from the observation that pedagogical training is still largely neglected in most programs, which tend to prioritize a logic centered on scientific excellence and productivity (Nobre; Freitas, 2017). A qualitative approach was adopted, using as sources the document analysis of high-ranking graduate programs, the application of reflective questionnaires to faculty and graduate students, and the systematization of formative possibilities based on both empirical data and theoretical references from the field. The results indicate that, although there are some isolated actions - such as the Teaching Practicum and a few optional pedagogical courses - teacher education remains secondary and disconnected from the core structure of graduate studies. Both faculty and students report imbalances between training for research and training for teaching, as well as institutional contradictions regarding the true goals of graduate education. In response, the dissertation proposes a set of formative possibilities, including the implementation of mandatory courses focused on Chemistry teaching, the expansion of outreach activities with formative potential, the enhancement of the Teaching Practicum, and encouragement of participation in pedagogically oriented scientific events. It concludes that there is an urgent need to intentionally and structurally integrate the pedagogical dimension into the training provided by Chemistry graduate programs, in order to prepare critical, reflective educators committed to the transformation of higher education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectformação docentept_BR
dc.subjectteacher educationpt_BR
dc.subjectpós-graduação em Químicapt_BR
dc.subjectgraduate studies in Chemistrypt_BR
dc.subjectmagistério superiorpt_BR
dc.subjecthigher education teachingpt_BR
dc.titleFormação docente na pós-graduação em química: contradições e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeTeacher education in graduate chemistry programs: contradictions and possibilitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amaral, Fábio Augusto do-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7993900569181366pt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Anizio Marcio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710906021234699pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Junior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Eliemerson de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4669034774293141pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Olenir Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6436990911591991pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206002769520307pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investigou de que forma os Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Química no Brasil podem contribuir para a formação docente voltada ao Magistério Superior, tendo como foco os saberes necessários para o exercício da docência universitária. A pesquisa partiu da constatação de que a formação pedagógica ainda é negligenciada na maioria dos programas, predominando uma lógica voltada à excelência científica e produtivista (Nobre; Freitas, 2017). Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a análise documental de PPGs de excelência, a aplicação de questionários a docentes e discentes, e a sistematização de possibilidades formativas a partir dos dados empíricos e referenciais teóricos da área. Os resultados indicam que, embora haja ações pontuais como o Estágio Docente e algumas disciplinas pedagógicas optativas, a formação docente ainda é tratada como secundária e desarticulada dos demais eixos da pós-graduação. Docentes e pós-graduandos relataram desequilíbrios entre a formação para a pesquisa e para o ensino, além de contradições institucionais sobre os reais objetivos da pós-graduação. A dissertação propõe, então, um conjunto de possibilidades formativas que inclui a criação de disciplinas obrigatórias voltadas à docência em Química, ampliação de ações de extensão com caráter formativo, aprimoramento do Estágio Docente e incentivo à participação em eventos científicos com foco pedagógico. Conclui-se que é urgente integrar, de forma estruturada e intencional, a dimensão pedagógica à formação oferecida nos PPGs em Química, de modo a preparar docentes críticos, reflexivos e comprometidos com a transformação do Ensino Superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.sizeorduration120pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.472pt_BR
dc.orcid.putcode189024076-
dc.crossref.doibatchidab422f28-b248-4f77-95cf-a98635f3205b-
dc.subject.autorizadoQuímicapt_BR
dc.subject.autorizadoQuímica ambientalpt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FormaçãoDocentePós-graduação.pdf1.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons