Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46493
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma proposta didática na perspectiva inclusiva para aulas de ciências com foco na botânica
Título (s) alternativo (s): A teaching proposal from an inclusive perspective for science classes focusing on botany
Autor: Franco, Talita Moura
Primer orientador: Oliveira, Renata Carmo
Primer miembro de la banca: Santos, Sandro Prado
Segundo miembro de la banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Tercer miembro de la banca: Araújo, Thádia Evelyn de
Resumen: A história das pessoas com deficiência, tanto no Brasil quanto no mundo, é marcada por um longo processo de exclusão e negação de direitos fundamentais, como o acesso à educação e à dignidade humana. Desde a Constituição de 1988, a educação passou a ser um direito assegurado por lei, e diversas outras legislações foram criadas na intenção de promover a inclusão, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Com todo esse aparato legislativo, as escolas têm a responsabilidade de garantir acesso e condições de permanência para todos, incluindo os alunos público-alvo da educação especial. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo geral elaborar uma sequência didática para o ensino de Botânica com foco na inclusão, com o intuito de apoiar professores de Ciências e Biologia na realização de aulas que atendam às diferentes necessidades dos alunos, promovendo a participação de todos. Esse trabalho resultou na criação do produto intitulado Sequência didática para o ensino de Botânica numa perspectiva inclusiva. O produto educacional, fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (2018), integra elementos da pedagogia multissensorial, adaptações de atividades voltadas para a inclusão de todos os estudantes e o uso de uma sequência didática elaborada com base nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Sua concepção apoia-se nas orientações de Maria Teresa Égler Mantoan e Enicéia Gonçalves Mendes sobre inclusão escolar. A apreciação realizada pelas professoras participantes foi positiva, destacando a relevância e a aplicabilidade da proposta. A abordagem pedagógica apresentada também inclui informações sobre inclusão escolar, além de sugestões de filmes e séries, reforçando a necessidade de práticas formativas que sensibilizem os docentes e promovam uma educação voltada à valorização da diversidade. Dessa forma, a sequência didática constitui um recurso prático e eficaz para o ensino de Botânica sob uma perspectiva inclusiva, favorecendo o aprendizado e a participação de todos os alunos, tanto no ensino regular quanto na educação especial.
Abstract: The history of people with disabilities, both in Brazil and around the world, is marked by a long process of exclusion and denial of fundamental rights, such as access to education and human dignity. Since the 1988 Constitution, education has become a right guaranteed by law, and several other laws have been created with the intention of promoting inclusion, such as the Law of Guidelines and Bases of Education and the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities. With all this legislative apparatus, schools have the responsibility to guarantee access and conditions of permanence for everyone, including students who are the target audience for special education. In this context, this dissertation aimed to develop a didactic sequence for teaching Botany with a focus on inclusion, with the aim of supporting Science and Biology teachers in carrying out classes that meet the different needs of students, promoting the participation of all. This work resulted in the creation of the product entitled Didactic sequence for teaching Botany from an inclusive perspective. The educational product, based on the National Common Curricular Base (2018), integrates elements of multisensory pedagogy, adaptations of activities aimed at the inclusion of all students and the use of a didactic sequence developed based on the principles of Universal Design for Learning. Its conception is based on the guidelines of Maria Teresa Égler Mantoan and Enicéia Gonçalves Mendes on school inclusion. The assessment made by the participating teachers was positive, highlighting the relevance and applicability of the proposal. The pedagogical approach presented also includes information on school inclusion, as well as suggestions for films and series, reinforcing the need for training practices that raise awareness among teachers and promote education focused on valuing diversity. In this way, the didactic sequence constitutes a practical and effective resource for teaching Botany from an inclusive perspective, favoring the learning and participation of all students, both in regular education and in special education.
Palabras clave: Ciências
Inclusão
Educação básica
Botânica
Sequência didática
Sciences
Inclusion
Basic education
Botany
Didactic sequence
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Tema: Ciências - estudo e ensino
Botânica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: FRANCO, Talita Moura. Uma proposta didática na perspectiva inclusiva para aulas de Ciências com foco na Botânica. 2025.191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5169.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5169
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46493
Fecha de defensa: 27-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PropostaDidáticaPerspectiva.pdf7.56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Produto Talita 6.2.pdfO presente e-book, enquanto Produto Educacional, é resultado da pesquisa desenvolvida no contexto da dissertação de mestrado intitulada Uma Proposta Didática na Perspectiva Inclusiva para Aulas de Ciências com Foco na Botânica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia.35.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons