Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46492
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Implicações de um produto educacional sobre resíduos sólidos para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): Implications of an educational product on solid waste for environmental awareness among elementary school students
Autor: Fernandes, Douane Mendes
Primer orientador: Moraes, Viviane Rodrigues Alves de
Primer miembro de la banca: Pereira, Francielle Amancio
Segundo miembro de la banca: Lage, Maria Aparecida Guerra
Resumen: O presente estudo investigou as implicações de um produto educacional como uma sequência didática sobre resíduos sólidos aplicada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. O produto foi elaborado a partir de um levantamento diagnóstico visando a definição dos objetivos para planejamento dos momentos e atividades da sequência didática. Para produção e coleta de dados da sequência didática foram utilizados tanto questionários quanto uma oficina. Os dados foram analisados por meio de referencial teórico para a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a sequência didática pode contribuir para a motivação e o engajamento dos estudantes quanto ao tema proposto, provocando maior interação entre os mesmos, desenvolvendo a autonomia e a criatividade, além de auxiliar os alunos na compreensão do tema na relação com situações reais do dia a dia e na conscientização ambiental sobre os resíduos sólidos.
Abstract: This study investigated the implications of an educational product such as a teaching sequence on solid waste for fifth-grade students. The product was developed based on a diagnostic survey aimed at defining objectives for planning the moments and activities of the teaching sequence. Both questionnaires and a workshop were used to produce and collect data for the teaching sequence. The data were analyzed using a theoretical framework for content analysis. The results showed that the teaching sequence can contribute to student motivation and engagement with the proposed topic, fostering greater interaction among them, developing autonomy and creativity, and helping students understand the topic in relation to real-life situations and raising environmental awareness about solid waste.
Palabras clave: Consciência ambiental
Produto educacional
Sequência didática
Resíduos sólidos
Ensino por Investigação
Educação ambiental
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Ciências - estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental)
Educação ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: FERNANDES, Douane Mendes. Implicações de um produto educacional sobre resíduos sólidos para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental. 2025. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5181
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5181
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46492
Fecha de defensa: 30-may-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImplicaçõesProdutoEducacionals.pdf2.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.