Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46492
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Implicações de um produto educacional sobre resíduos sólidos para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental
Alternate title (s): Implications of an educational product on solid waste for environmental awareness among elementary school students
Author: Fernandes, Douane Mendes
First Advisor: Moraes, Viviane Rodrigues Alves de
First member of the Committee: Pereira, Francielle Amancio
Second member of the Committee: Lage, Maria Aparecida Guerra
Summary: O presente estudo investigou as implicações de um produto educacional como uma sequência didática sobre resíduos sólidos aplicada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. O produto foi elaborado a partir de um levantamento diagnóstico visando a definição dos objetivos para planejamento dos momentos e atividades da sequência didática. Para produção e coleta de dados da sequência didática foram utilizados tanto questionários quanto uma oficina. Os dados foram analisados por meio de referencial teórico para a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a sequência didática pode contribuir para a motivação e o engajamento dos estudantes quanto ao tema proposto, provocando maior interação entre os mesmos, desenvolvendo a autonomia e a criatividade, além de auxiliar os alunos na compreensão do tema na relação com situações reais do dia a dia e na conscientização ambiental sobre os resíduos sólidos.
Abstract: This study investigated the implications of an educational product such as a teaching sequence on solid waste for fifth-grade students. The product was developed based on a diagnostic survey aimed at defining objectives for planning the moments and activities of the teaching sequence. Both questionnaires and a workshop were used to produce and collect data for the teaching sequence. The data were analyzed using a theoretical framework for content analysis. The results showed that the teaching sequence can contribute to student motivation and engagement with the proposed topic, fostering greater interaction among them, developing autonomy and creativity, and helping students understand the topic in relation to real-life situations and raising environmental awareness about solid waste.
Keywords: Consciência ambiental
Produto educacional
Sequência didática
Resíduos sólidos
Ensino por Investigação
Educação ambiental
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Ciências - estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental)
Educação ambiental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: FERNANDES, Douane Mendes. Implicações de um produto educacional sobre resíduos sólidos para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental. 2025. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5181
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5181
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46492
Date of defense: 30-May-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImplicaçõesProdutoEducacionals.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.