Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Douane Mendes-
dc.date.accessioned2025-07-25T12:32:29Z-
dc.date.available2025-07-25T12:32:29Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationFERNANDES, Douane Mendes. Implicações de um produto educacional sobre resíduos sólidos para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental. 2025. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5181pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46492-
dc.description.abstractThis study investigated the implications of an educational product such as a teaching sequence on solid waste for fifth-grade students. The product was developed based on a diagnostic survey aimed at defining objectives for planning the moments and activities of the teaching sequence. Both questionnaires and a workshop were used to produce and collect data for the teaching sequence. The data were analyzed using a theoretical framework for content analysis. The results showed that the teaching sequence can contribute to student motivation and engagement with the proposed topic, fostering greater interaction among them, developing autonomy and creativity, and helping students understand the topic in relation to real-life situations and raising environmental awareness about solid waste.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleImplicações de um produto educacional sobre resíduos sólidos para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeImplications of an educational product on solid waste for environmental awareness among elementary school studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884135674090874pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Francielle Amancio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee2Lage, Maria Aparecida Guerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5241873656650246pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7767844502350303pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investigou as implicações de um produto educacional como uma sequência didática sobre resíduos sólidos aplicada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. O produto foi elaborado a partir de um levantamento diagnóstico visando a definição dos objetivos para planejamento dos momentos e atividades da sequência didática. Para produção e coleta de dados da sequência didática foram utilizados tanto questionários quanto uma oficina. Os dados foram analisados por meio de referencial teórico para a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a sequência didática pode contribuir para a motivação e o engajamento dos estudantes quanto ao tema proposto, provocando maior interação entre os mesmos, desenvolvendo a autonomia e a criatividade, além de auxiliar os alunos na compreensão do tema na relação com situações reais do dia a dia e na conscientização ambiental sobre os resíduos sólidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5181pt_BR
dc.crossref.doibatchideb6e7507-a8af-4a04-8017-3abe4a1f9a44-
dc.subject.autorizadoCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.autorizadoEducação ambientalpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImplicaçõesProdutoEducacionals.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.