Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46466| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-8815-4778 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Identidade e Afetividade na Literatura Juvenil sob a ótica do Método Recepcional |
| Alternate title (s): | Identidad y Afecto en la Literatura Juvenil desde la perspectiva del Método Receptivo |
| Author: | Rongelli, Priscila Gomes |
| First Advisor: | Barth, Pedro Afonso |
| First member of the Committee: | Biella, João Carlos |
| Second member of the Committee: | Lima, Ricardo Augusto de |
| Summary: | A presente pesquisa proporcionou uma experiência de leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental II, ao aplicar uma proposta metodológica ancorada no Método Recepcional, de Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993) com vistas à análise de produções literárias juvenis que abordam questões sobre identidade de gênero e sexualidade, visando a ampliação do horizonte de expectativas do aluno leitor. O método, constituído, por cinco etapas, estrutura-se por meio de uma sucessão de textos literários, partindo dos mais simples e que fazem parte do cotidiano dos alunos para acesso aos textos mais elaborados, ampliando assim, seus sentidos, seu alcance e suas potencialidades estéticas e artísticas. Ao ampliar as suas acepções em relação ao texto literário, o aluno leitor pode se distanciar do seu universo existencial, rompendo com alguns costumes, valores e certezas da sua vivência cultural. A partir dessa experiência, tencionamos desmontar padrões rígidos impostos socialmente sobre identidade de gênero e de orientação sexual, legitimando a diversidade afetiva, sexual e de gênero. A sequência didática a ser executada promoveu um percurso de leitura de textos literários (minicontos e contos) que tratam de temas como relacionamentos amorosos, sensações experimentadas no ambiente escolar, configuração da identidade de cada pessoa, conflitos existenciais dos adolescentes, sensação de inadequação ignorada pela família quando o jovem é diferente, padrões fixos identitários para o homem e para a mulher, e as diferentes representações do amor, questionando os padrões de relacionamento heteronormativo. As obras que sustentarão este percurso são: Adeus contos de fadas, de Leonardo Brasiliense (2013), O conto “O menino que respirava borboleta”, de Jorge Miguel Marinho (2002); O conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti (2015); A história de Júlia e sua sombra de menino, de Christian Bruel e Anne Bozellec (2020) e Por que eu não consigo gostar dele/dela? de Anna Claudia Ramos e Antônio Schimeneck (2020). Para compreender as interpretações dos alunos e os efeitos da Metodologia aplicada, utilizamos como recurso o diário de leitura, produzido pelos alunos participantes durante a pesquisa. Este instrumental nos forneceu dados significativos sobre a subjetividade dos alunos na construção da identidade de gênero e da orientação sexual. |
| Abstract: | Esta investigación proporcionó una experiencia de lectura literaria en los años finales de la Enseñanza Fundamental II, mediante la aplicación de una propuesta metodológica anclada en el Método Receptivo, de Vera Teixeira de Aguiar y Maria da Glória Bordini (1993) con el objetivo de analizar producciones literarias juveniles que abordan cuestiones sobre identidad de género y sexualidad, buscando ampliar el horizonte de expectativas del lector escolar. El método, compuesto por cinco etapas, se estructura a través de una sucesión de textos literarios, partiendo de los más sencillos de la vida cotidiana de los alumnos para acceder a los textos más elaborados, ampliando así sus significados, su alcance y su potencial estético y artístico. Al ampliar su comprensión de los textos literarios, los estudiantes lectores pueden distanciarse de su universo existencial, rompiendo con algunas costumbres, valores y certezas de su experiencia cultural. A partir de esta experiencia, pretendemos desmontar los rígidos estándares socialmente impuestos en materia de identidad de género y orientación sexual, legitimando la diversidad afectiva, sexual y de género. La secuencia didáctica a realizar promovió un recorrido de lectura de textos literarios (cuentos y cuentos) que abordan temáticas como las relaciones sentimentales, las sensaciones vividas en el ámbito escolar, la configuración de la identidad de cada persona, los conflictos existenciales de los adolescentes, los sentimientos de inadecuación ignorados por la familia cuando el joven es diferente, los estándares de identidad fijos para hombres y mujeres y las diferentes representaciones del amor, cuestionando los estándares relacionales heteronormativos. Las obras que apoyarán este recorrido son: Adeus contos de fadas, de Leonardo Brasiliense (2013), el cuento “O menino que respirava borboleta”, de Jorge Miguel Marinho (2002); el cuento “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti (2015); A história de Júlia e sua sombra de menino, de Christian Bruel y Anne Bozellec (2020) y el libro Por que eu não consigo gostar dele/dela? de Anna Claudia Ramos y Antônio Schimeneck (2020). Para comprender las interpretaciones de los estudiantes y los efectos de la Metodología aplicada, utilizamos como recurso el diario de lectura, elaborado por los estudiantes participantes durante la investigación. Este instrumento nos proporcionó datos significativos sobre la subjetividad de los estudiantes en la construcción de la identidad de género y la orientación sexual. |
| Keywords: | Literatura Juvenil Identidade Identidad Género Sexualidade Sexualidad Diversidade Diversidad Linguística |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
| Quote: | RONGELLI, Priscila Gomes. Identidade e Afetividade na Literatura Juvenil sob a ótica do Método Recepcional. 2025. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.326 |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.326 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46466 |
| Date of defense: | 7-May-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DissertaçãoMestradoPublicação (1).pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
