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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46444| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Análise paramétrica do comportamento de pavimentos semirrígidos sob diferentes condições de carga e variáveis estruturais |
| Autor: | Gonçalves, Samira Mota |
| Primer orientador: | Leandro, Rodrigo Pires |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Raquel Naiara Fernandes |
| Segundo miembro de la banca: | Ribeiro, Rogério Lemos |
| Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como intuito realizar uma análise paramétrica do comportamento de pavimentos semirrígidos sob diversas condições de carregamento e parâmetros estruturais. Nesse contexto, foi verificado o impacto dos diferentes níveis de carga, espessuras e módulos de resiliência da camada de base em brita graduada tratada com cimento (BGTC), bem como dos módulos de resiliência do subleito em relação a previsão de desempenho do pavimento. Para estimar a vida útil do pavimento, foi considerado três modos de falhas principais, sendo eles: fadiga, deformação permanente e deflexão superficial. Diante disso, foi utilizado o programa AEMC para realizar as simulações computacionais, visto que fornece dados de tensões, deformações e deslocamentos, proporcionando assim análises de vida útil do pavimento, levando em consideração a influência de cada uma das variáveis estabelecidas. Nesse estudo, foram determinados cerca de 24 cenários distintos de estruturas de pavimentos semirrígidos, simulados individualmente para os carregamentos de 8,2, 10, 11,25 e 12 toneladas, totalizando assim cerca de 96 simulações. Contudo, os resultados obtidos apresentaram que o aumento do módulo de resiliência da BGTC teve impacto negativo na vida útil por fadiga, que se demonstrou o critério de falha mais crítico. Enquanto isso, camadas mais espessas da base contribuíram para o crescimento de ciclos de vida útil de maneira expressiva, sendo o parâmetro mais significativo perante ao desempenho do pavimento em termos de fadiga e deformação permanente. A sobrecarga apresenta impacto direto no comportamento dos pavimentos, reduzindo sua durabilidade em grande escala, principalmente, quando relacionado com o critério de deflexão superficial e com subleitos de baixa rigidez. Logo, esse estudo enfatiza a tamanha importância da fiscalização do peso dos veículos comerciais, bem como a adoção de melhores práticas de dimensionamento dos pavimentos. |
| Abstract: | This final project aims to perform a parametric analysis of the behavior of semi-rigid pavements under various loading conditions and structural parameters. In this context, the impact of different load levels, thicknesses, and resilience moduli of the cement-treated graded gravel (CGCB) base course, as well as the resilience moduli of the subgrade, was assessed on pavement performance prediction. To estimate pavement service life, three main failure modes were considered: fatigue, permanent deformation, and surface deflection. Consequently, the AEMC program was used to perform computational simulations, as it provides stress, deformation, and displacement data, thus enabling pavement service life analyses, taking into account the influence of each of the established variables. This study determined approximately 24 distinct semi-rigid pavement structure scenarios, simulated individually for loads of 8.2, 10, 11.25, and 12 tons, totaling approximately 96 simulations. However, the results showed that increasing the BGTC's resilient modulus had a negative impact on fatigue life, which proved to be the most critical failure criterion. Meanwhile, thicker base layers significantly increased service life cycles, representing the most significant parameter for pavement performance in terms of fatigue and permanent deformation. Overloading has a direct impact on pavement behavior, significantly reducing its durability, especially when related to the surface deflection criterion and low-stiffness subgrades. Therefore, this study emphasizes the importance of monitoring the weight of commercial vehicles, as well as the adoption of best practices for pavement design. |
| Palabras clave: | análise paramétrica pavimentos semirrígidos vida útil BGTC AEMC parametric analysis semi-rigid pavements service life |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | GONÇALVES, Samira Mota. Análise paramétrica do comportamento de pavimentos semirrígidos sob diferentes condições de carga e variáveis estruturais. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46444 |
| Fecha de defensa: | 9-may-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| AnáliseParamétricaComportamento.pdf | TCC | 1.59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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