Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Samira Mota-
dc.date.accessioned2025-07-22T03:34:22Z-
dc.date.available2025-07-22T03:34:22Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Samira Mota. Análise paramétrica do comportamento de pavimentos semirrígidos sob diferentes condições de carga e variáveis estruturais. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46444-
dc.description.abstractThis final project aims to perform a parametric analysis of the behavior of semi-rigid pavements under various loading conditions and structural parameters. In this context, the impact of different load levels, thicknesses, and resilience moduli of the cement-treated graded gravel (CGCB) base course, as well as the resilience moduli of the subgrade, was assessed on pavement performance prediction. To estimate pavement service life, three main failure modes were considered: fatigue, permanent deformation, and surface deflection. Consequently, the AEMC program was used to perform computational simulations, as it provides stress, deformation, and displacement data, thus enabling pavement service life analyses, taking into account the influence of each of the established variables. This study determined approximately 24 distinct semi-rigid pavement structure scenarios, simulated individually for loads of 8.2, 10, 11.25, and 12 tons, totaling approximately 96 simulations. However, the results showed that increasing the BGTC's resilient modulus had a negative impact on fatigue life, which proved to be the most critical failure criterion. Meanwhile, thicker base layers significantly increased service life cycles, representing the most significant parameter for pavement performance in terms of fatigue and permanent deformation. Overloading has a direct impact on pavement behavior, significantly reducing its durability, especially when related to the surface deflection criterion and low-stiffness subgrades. Therefore, this study emphasizes the importance of monitoring the weight of commercial vehicles, as well as the adoption of best practices for pavement design.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectanálise paramétricapt_BR
dc.subjectpavimentos semirrígidospt_BR
dc.subjectvida útilpt_BR
dc.subjectBGTCpt_BR
dc.subjectAEMCpt_BR
dc.subjectparametric analysispt_BR
dc.subjectsemi-rigid pavementspt_BR
dc.subjectservice lifept_BR
dc.titleAnálise paramétrica do comportamento de pavimentos semirrígidos sob diferentes condições de carga e variáveis estruturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Rogério Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253193151862752pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como intuito realizar uma análise paramétrica do comportamento de pavimentos semirrígidos sob diversas condições de carregamento e parâmetros estruturais. Nesse contexto, foi verificado o impacto dos diferentes níveis de carga, espessuras e módulos de resiliência da camada de base em brita graduada tratada com cimento (BGTC), bem como dos módulos de resiliência do subleito em relação a previsão de desempenho do pavimento. Para estimar a vida útil do pavimento, foi considerado três modos de falhas principais, sendo eles: fadiga, deformação permanente e deflexão superficial. Diante disso, foi utilizado o programa AEMC para realizar as simulações computacionais, visto que fornece dados de tensões, deformações e deslocamentos, proporcionando assim análises de vida útil do pavimento, levando em consideração a influência de cada uma das variáveis estabelecidas. Nesse estudo, foram determinados cerca de 24 cenários distintos de estruturas de pavimentos semirrígidos, simulados individualmente para os carregamentos de 8,2, 10, 11,25 e 12 toneladas, totalizando assim cerca de 96 simulações. Contudo, os resultados obtidos apresentaram que o aumento do módulo de resiliência da BGTC teve impacto negativo na vida útil por fadiga, que se demonstrou o critério de falha mais crítico. Enquanto isso, camadas mais espessas da base contribuíram para o crescimento de ciclos de vida útil de maneira expressiva, sendo o parâmetro mais significativo perante ao desempenho do pavimento em termos de fadiga e deformação permanente. A sobrecarga apresenta impacto direto no comportamento dos pavimentos, reduzindo sua durabilidade em grande escala, principalmente, quando relacionado com o critério de deflexão superficial e com subleitos de baixa rigidez. Logo, esse estudo enfatiza a tamanha importância da fiscalização do peso dos veículos comerciais, bem como a adoção de melhores práticas de dimensionamento dos pavimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseParamétricaComportamento.pdfTCC1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.