Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46425| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-5382-3991 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Reconhecer-se para ensinar: memórias de formação e a literatura infantil por uma educação antissexista |
| Author: | Aguiar, Jennifer Florindo de |
| First Advisor: | Marcelino, Mical de Melo |
| First member of the Committee: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Second member of the Committee: | Klinke, Karina |
| Summary: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco o diálogo com a literatura infantil para a compreensão do ser mulher, por meio do artefato literário “Coisa de menina” (2016) da autora Pri Ferrari. Nesse sentido, tenho como indagação: Como as múltiplas possibilidades de “ser mulher” podem contribuir e enriquecer o diálogo sobre as questões de gênero com as crianças a partir da literatura infantil e enriquecer minha futura atuação docente? Para uma possível resposta à questão norteadora, tenho como objetivo geral: refletir sobre como a atuação docente pode ser potencializada pelas múltiplas formas de ser mulher no trabalho com a literatura infantil. Decorrem deste, os seguintes objetivos específicos: Relacionar aspectos sexistas presentes em minha vivência que, no senso comum, definem o que é “ser mulher”; Relacionar aspectos sexistas presentes em minha vivência que, no senso comum, definem o que é “ser mulher”; Identificar como minha formação acadêmica em Pedagogia coloca em suspensão tais aspectos e contribui para a minha futura atuação profissional; e Apresentar algumas orientações didático-pedagógicas para a educação de meninas e meninos, a partir da Literatura Infantil, em especial, por meio da análise do livro “Coisa de menina”, de Pri Ferrari (2016). Os procedimentos metodológicos perpassam pela pesquisa autobiográfica, tendo em vista que, ao longo do trabalho, foram apresentados breves recortes de minhas memórias. Utilizei a abordagem qualitativa de caráter exploratório, ao buscar aproximação com o problema em questão e refletir sobre o uso do livro de literatura infantil, tendo como procedimento a análise textual do artefato literário, por meio de um roteiro previamente elaborado. Nessa perspectiva, as reflexões empreendidas contribuíram para meu processo de humanização, tendo em vista que, por meio delas, foi possível refletir como fui (re)conhecendo-me enquanto mulher e como isso enriquece minha atuação na docência, compreendendo a importância de dialogar sobre as questões de gênero com as crianças, como uma possibilidade de combater o sexismo presente em nossa sociedade. |
| Abstract: | The focus of this Final Paper is on dialoguing with children's literature to understand what it means to be a woman, through the literary artifact “Coisa de menina” (Girl's Thing) (2016) by the author Pri Ferrari. In this sense, my question is: How can the multiple possibilities of “being a woman” contribute to and enrich the dialog about gender issues with children through children's literature and enrich my future teaching career? For a possible answer to the guiding question, my general objective is to reflect on how teaching can be enhanced by the multiple ways of being a woman when working with children's literature. This leads to the following specific objectives: To relate sexist aspects present in my experience that, in common sense, define what it is to “be a woman”; To relate sexist aspects present in my experience that, in common sense, define what it is to “be a woman”; To identify how my academic training in Pedagogy puts such aspects into suspension and contributes to my future professional performance; and To present some didactic-pedagogical guidelines for the education of girls and boys, based on Children's Literature, in particular, through the analysis of the book “Coisa de menina”, by Pri Ferrari (2016). The methodological procedures include autobiographical research, since brief clippings of my memories are presented throughout the work. I used a qualitative exploratory approach, seeking to get closer to the problem in question and reflect on the use of children's literature books, using textual analysis of the literary artifact as a procedure, using a previously prepared script. From this perspective, the reflections undertaken contributed to my process of humanization, since through them I was able to reflect on how I came to (re)know myself as a woman and how this enriches my work in teaching, understanding the importance of talking about gender issues with children as a way of combating the sexism present in our society. |
| Keywords: | Autobiografia. Autobiography. Memórias Gênero Papéis sociais Docência Literatura Infantil Memories Gender Teaching Children's literature Social roles |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | AGUIAR, Jennifer Florindo de. Reconhecer-se para ensinar: memórias de formação e a literatura infantil por uma educação antissexista. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46425 |
| Date of defense: | 21-Nov-2023 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Reconhecer-seParaEnsinar.pdf | 3.72 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
