Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46422| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-3946-5278 |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | O ensino-aprendizagem de inglês em uma perspectiva decolonial em curso de Letras de uma universidade pública de Goiás |
| Título (s) alternativo (s): | Teaching and learning english from a decolonial perspective in a letters course at a public university in Goiás |
| Autor: | Silva, Valdilene Elisa da |
| Primer orientador: | Tagata, William Mineo |
| Primer miembro de la banca: | Ono, Fabricio Tetsuya Parreira |
| Segundo miembro de la banca: | Ifa, Sergio |
| Resumen: | Esta pesquisa-ação objetivou ressignificar algumas expectativas sobre o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, que têm como base os falantes nativos de países hegemônicos; expectativas tanto desta professora pesquisadora quanto de seus alunos, que cursaram, no ano de 2024, as disciplinas Inglês III e VII, no curso de Letras-Inglês/Português da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Inhumas. Essa ressignificação, a meu ver, seria proporcionada por meio de atividades que elaborei e apliquei a partir das teorias decoloniais (Mignolo, 2018; Walsh, 2001; 2007; 2009), de translinguagem (Canagarajah, 2013, 2014; García; Wei, 2014) e de letramento crítico (Janks, 2015; Menezes de Souza, 2011; 2019, Tagata, 2017; 2019). Para a coleta de dados da pesquisa, utilizei o meu diário reflexivo sobre as aulas que ministrei, as respostas dos alunos às atividades e as rodas de conversa que se seguiram a essas atividades. Para analisar os dados coletados, utilizei a forma de raciocínio denominada particularização, que, no contexto da pesquisa-ação, é um procedimento argumentativo (Thiollent, 1986). A análise desses dados levou-me à constatação de que as atividades que elaborei permitiram uma ressignificação apenas parcial de minhas expectativas sobre o ensino-aprendizagem da língua inglesa, ainda baseadas em uma visão monolíngue e influenciadas pela colonialidade do poder (Mignolo; Walsh, 2018). Quanto aos meus alunos, os dados da pesquisa não foram suficientes para aferir se as atividades que planejei provocaram uma mudança significativa em suas expectativas de ensino-aprendizagem, que legitimam falantes nativos britânicos ou americanos. No entanto, os dados sugerem que essas atividades geraram reflexões que podem levar a uma decolonização de suas concepções de língua e cultura. |
| Abstract: | This action research aimed to reframe some expectations about the teaching and learning of the English language that are based on native speakers from hegemonic countries; expectations of both this researcher-teacher and her students, enroled, in 2024, in English III and VII classes, in the English/Portuguese Language and Literature course at the State University of Goiás, Inhumas. This resignification, in my view, would be triggered through activities that I developed and applied based on decolonial theories (Mignolo, 2018; Walsh, 2001; 2007; 2009), translanguaging (Canagarajah, 2013, 2014; García; Wei, 2014) and critical literacy (Janks, 2015; Menezes de Souza, 2011; 2019, Tagata, 2017; 2019). To collect research data, I used my reflective diary about the classes I taught, the students' responses to the activities, and the conversation circles that followed these activities. To analyze the collected data, I used the form of reasoning called particularization, an argumentative procedure in the context of action research (Thiollent, 1986). The analysis of these data led me to the conclusion that the activities I designed allowed for only a partial redefinition of my expectations about teaching and learning the English language. These expectations were still based on a monolingual vision and influenced by the coloniality of power (Mignolo; Walsh, 2018). As for my students, the research data were insufficient to assess whether my planned activities provoked a significant change in their teaching and learning expectations, which legitimize British or American native speakers. However, the data suggest that these activities generated reflections that can lead to a decolonization of their conceptions of language and culture. |
| Palabras clave: | Ensino-aprendizagem Decolonialidade Translinguagem Letramento crítico |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Tema: | Linguística Língua inglesa - Estudo e ensino Letramento |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
| Cita: | SILVA, Valdilene Elisa da. O ensino-aprendizagem de inglês em uma perspectiva decolonial em um curso de Letras de uma universidade pública de Goiás. 2025. 206 f. Tese (Doutorado em Estudos linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2025.324. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.324 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46422 |
| Fecha de defensa: | 23-may-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | TESE - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoAprendizagemInglês.pdf | 13.03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
