Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46368
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Design gráfico de flashcards para o ensino de modelos e protótipos no campo de Design
Título (s) alternativo (s): Graphic Design of flashcards for teaching models and prototypes in the field of Design
Autor: Santos, Bruna Gimenes
Primer orientador: Silva, Aline Teixeira Souza
Primer miembro de la banca: Caixeta, Ana Júlia Dâmaso
Segundo miembro de la banca: Bonfim, Gabriel Henrique Cruz
Resumen: Este trabalho tem como proposta a criação de um conjunto de flash cards voltado para os estudantes de Design, com foco nos alunos que irão cursar as disciplinas: Oficina de Modelos I e II na Universidade Federal de Uberlândia. A ideia surgiu a partir da necessidade de tornar o aprendizado sobre modelos e protótipos mais acessível, visual e prático. Os flash cards foram organizados em quatro categorias principais: conceituação, onde são explicadas as diferenças entre protótipo, mockup, maquete e modelo ampliado; finalidade, que mostra em que etapa do projeto cada um desses elementos costuma ser mais útil; técnicas, com tutoriais simples e objetivos de como realizar os processos ensinados nas aulas; e ferramentas, que apresenta os instrumentos usados nas atividades, junto com uma imagem e uma breve explicação de como e quando usar cada um. O projeto foi pensado como um material de apoio complementar, que pudesse ser utilizado tanto em sala de aula quanto fora dela, com foco em facilitar o dia a dia dos alunos e ajudar na fixação dos conteúdos.
Abstract: This project proposes the creation of a set of flash cards aimed at Design students, especially those taking the courses Oficina de Modelos I and II at the Federal University of Uberlândia. The idea came from the need to make learning about models and prototypes more accessible, visual, and practical. The flash cards are divided into four main categories: concept, which explains the differences between prototype, mockup, scale model, and enlarged model; purpose, which indicates at what stage of the project each of these elements is most useful; techniques, offering simple and objective tutorials on how to carry out the processes taught in class; and tools, presenting the instruments used in practical activities, along with an image and a brief explanation of how and when to use each one. This project was designed as a complementary learning resource that can be used both in and out of the classroom, aiming to make students’ daily routines easier and help reinforce key concepts.
Palabras clave: Design de Produto
Modelos e Protótipos
Ensino de Design
Product Design
Models and Prototypes
Design Education
Flashcards
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Bruna Gimenes. Design gráfico de flashcards para o ensino de modelos e protótipos no campo de Deisgn. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46368
Fecha de defensa: 7-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesignGráficoFlash.pdfTCC513.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Flashcards.pdf1.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.