Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Bruna Gimenes-
dc.date.accessioned2025-07-09T12:33:17Z-
dc.date.available2025-07-09T12:33:17Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Gimenes. Design gráfico de flashcards para o ensino de modelos e protótipos no campo de Deisgn. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46368-
dc.description.abstractThis project proposes the creation of a set of flash cards aimed at Design students, especially those taking the courses Oficina de Modelos I and II at the Federal University of Uberlândia. The idea came from the need to make learning about models and prototypes more accessible, visual, and practical. The flash cards are divided into four main categories: concept, which explains the differences between prototype, mockup, scale model, and enlarged model; purpose, which indicates at what stage of the project each of these elements is most useful; techniques, offering simple and objective tutorials on how to carry out the processes taught in class; and tools, presenting the instruments used in practical activities, along with an image and a brief explanation of how and when to use each one. This project was designed as a complementary learning resource that can be used both in and out of the classroom, aiming to make students’ daily routines easier and help reinforce key concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de Produtopt_BR
dc.subjectModelos e Protótipospt_BR
dc.subjectEnsino de Designpt_BR
dc.subjectProduct Designpt_BR
dc.subjectModels and Prototypespt_BR
dc.subjectDesign Educationpt_BR
dc.subjectFlashcardspt_BR
dc.titleDesign gráfico de flashcards para o ensino de modelos e protótipos no campo de Designpt_BR
dc.title.alternativeGraphic Design of flashcards for teaching models and prototypes in the field of Designpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Aline Teixeira Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9854498289189848pt_BR
dc.contributor.referee1Caixeta, Ana Júlia Dâmaso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582938985891090pt_BR
dc.contributor.referee2Bonfim, Gabriel Henrique Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000927324833901pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como proposta a criação de um conjunto de flash cards voltado para os estudantes de Design, com foco nos alunos que irão cursar as disciplinas: Oficina de Modelos I e II na Universidade Federal de Uberlândia. A ideia surgiu a partir da necessidade de tornar o aprendizado sobre modelos e protótipos mais acessível, visual e prático. Os flash cards foram organizados em quatro categorias principais: conceituação, onde são explicadas as diferenças entre protótipo, mockup, maquete e modelo ampliado; finalidade, que mostra em que etapa do projeto cada um desses elementos costuma ser mais útil; técnicas, com tutoriais simples e objetivos de como realizar os processos ensinados nas aulas; e ferramentas, que apresenta os instrumentos usados nas atividades, junto com uma imagem e uma breve explicação de como e quando usar cada um. O projeto foi pensado como um material de apoio complementar, que pudesse ser utilizado tanto em sala de aula quanto fora dela, com foco em facilitar o dia a dia dos alunos e ajudar na fixação dos conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesignGráficoFlash.pdfTCC513.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Flashcards.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.