Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46342
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O papel da literatura afro-brasileira na desconstrução de esteriótipos raciais na educação infantil
Author: Silva, Zulene Felipe da
First Advisor: Santos, Claudiene
First member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Summary: Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da literatura afro-brasileira na desconstrução de estereótipos raciais no contexto da educação infantil. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados no Scielo, periódicos CAPES, Google Acadêmico. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 artigos publicados em periódicos brasileiros entre 2005 a 2024. Os resultados evidenciam que a representatividade positiva na literatura infantil afro-brasileira contribui para a construção da autoestima das crianças negras e a promoção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Entretanto, desafios como a resistência de alguns educadores e a falta de formação específica na área foram identificados. A adoção de uma pedagogia antirracista, focada na valorização da diversidade e na desconstrução de estereótipos, é fundamental para práticas educativas mais inclusivas e transformadoras.
Abstract: This article aims to analyze the contributions of Afro-Brazilian literature to the deconstruction of racial stereotypes in the context of early childhood education. To this end, an integrative review of articles published in Scielo, CAPES journals, and Google Scholar was carried out. After applying the inclusion and exclusion criteria, 6 articles published in Brazilian journals between 2005 and 2024 were selected. The results show that positive representation in Afro-Brazilian children's literature contributes to building the self-esteem of black children and promoting a more equitable and inclusive society. However, challenges such as the resistance of some educators and the lack of specific training in the area were identified. The adoption of an anti-racist pedagogy, focused on valuing diversity and deconstructing stereotypes,is fundamental for more inclusive and transformative educational practices.
Keywords: literatura afro-brasileira
Afro-Brazilian literature
estereótipos raciais
racial stereotypes
educação infantil
early childhood education
representatividade
representation
pedagogia antirracista
anti-racist pedagogy
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Zulene Felipe da. O papel da literatura afro-brasileira na desconstrução de esteriótipos raciais na educação infantil.2025.27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46342
Date of defense: 20-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelLiteraturaAfroBrasileira.pdfTCC483.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.