Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46342| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | O papel da literatura afro-brasileira na desconstrução de esteriótipos raciais na educação infantil |
| Author: | Silva, Zulene Felipe da |
| First Advisor: | Santos, Claudiene |
| First member of the Committee: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Summary: | Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da literatura afro-brasileira na desconstrução de estereótipos raciais no contexto da educação infantil. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados no Scielo, periódicos CAPES, Google Acadêmico. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 artigos publicados em periódicos brasileiros entre 2005 a 2024. Os resultados evidenciam que a representatividade positiva na literatura infantil afro-brasileira contribui para a construção da autoestima das crianças negras e a promoção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Entretanto, desafios como a resistência de alguns educadores e a falta de formação específica na área foram identificados. A adoção de uma pedagogia antirracista, focada na valorização da diversidade e na desconstrução de estereótipos, é fundamental para práticas educativas mais inclusivas e transformadoras. |
| Abstract: | This article aims to analyze the contributions of Afro-Brazilian literature to the deconstruction of racial stereotypes in the context of early childhood education. To this end, an integrative review of articles published in Scielo, CAPES journals, and Google Scholar was carried out. After applying the inclusion and exclusion criteria, 6 articles published in Brazilian journals between 2005 and 2024 were selected. The results show that positive representation in Afro-Brazilian children's literature contributes to building the self-esteem of black children and promoting a more equitable and inclusive society. However, challenges such as the resistance of some educators and the lack of specific training in the area were identified. The adoption of an anti-racist pedagogy, focused on valuing diversity and deconstructing stereotypes,is fundamental for more inclusive and transformative educational practices. |
| Keywords: | literatura afro-brasileira Afro-Brazilian literature estereótipos raciais racial stereotypes educação infantil early childhood education representatividade representation pedagogia antirracista anti-racist pedagogy |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SILVA, Zulene Felipe da. O papel da literatura afro-brasileira na desconstrução de esteriótipos raciais na educação infantil.2025.27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46342 |
| Date of defense: | 20-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PapelLiteraturaAfroBrasileira.pdf | TCC | 483.6 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
