Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Zulene Felipe da-
dc.date.accessioned2025-07-03T14:45:05Z-
dc.date.available2025-07-03T14:45:05Z-
dc.date.issued2025-06-20-
dc.identifier.citationSILVA, Zulene Felipe da. O papel da literatura afro-brasileira na desconstrução de esteriótipos raciais na educação infantil.2025.27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46342-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the contributions of Afro-Brazilian literature to the deconstruction of racial stereotypes in the context of early childhood education. To this end, an integrative review of articles published in Scielo, CAPES journals, and Google Scholar was carried out. After applying the inclusion and exclusion criteria, 6 articles published in Brazilian journals between 2005 and 2024 were selected. The results show that positive representation in Afro-Brazilian children's literature contributes to building the self-esteem of black children and promoting a more equitable and inclusive society. However, challenges such as the resistance of some educators and the lack of specific training in the area were identified. The adoption of an anti-racist pedagogy, focused on valuing diversity and deconstructing stereotypes,is fundamental for more inclusive and transformative educational practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectliteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian literaturept_BR
dc.subjectestereótipos raciaispt_BR
dc.subjectracial stereotypespt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectearly childhood educationpt_BR
dc.subjectrepresentatividadept_BR
dc.subjectrepresentationpt_BR
dc.subjectpedagogia antirracistapt_BR
dc.subjectanti-racist pedagogypt_BR
dc.titleO papel da literatura afro-brasileira na desconstrução de esteriótipos raciais na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudiene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5897198735707172pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075212031929469pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar as contribuições da literatura afro-brasileira na desconstrução de estereótipos raciais no contexto da educação infantil. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados no Scielo, periódicos CAPES, Google Acadêmico. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 artigos publicados em periódicos brasileiros entre 2005 a 2024. Os resultados evidenciam que a representatividade positiva na literatura infantil afro-brasileira contribui para a construção da autoestima das crianças negras e a promoção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Entretanto, desafios como a resistência de alguns educadores e a falta de formação específica na área foram identificados. A adoção de uma pedagogia antirracista, focada na valorização da diversidade e na desconstrução de estereótipos, é fundamental para práticas educativas mais inclusivas e transformadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelLiteraturaAfroBrasileira.pdfTCC483.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.