Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46342
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O papel da literatura afro-brasileira na desconstrução de esteriótipos raciais na educação infantil
Autor: Silva, Zulene Felipe da
Primer orientador: Santos, Claudiene
Primer miembro de la banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Resumen: Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da literatura afro-brasileira na desconstrução de estereótipos raciais no contexto da educação infantil. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados no Scielo, periódicos CAPES, Google Acadêmico. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 artigos publicados em periódicos brasileiros entre 2005 a 2024. Os resultados evidenciam que a representatividade positiva na literatura infantil afro-brasileira contribui para a construção da autoestima das crianças negras e a promoção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Entretanto, desafios como a resistência de alguns educadores e a falta de formação específica na área foram identificados. A adoção de uma pedagogia antirracista, focada na valorização da diversidade e na desconstrução de estereótipos, é fundamental para práticas educativas mais inclusivas e transformadoras.
Abstract: This article aims to analyze the contributions of Afro-Brazilian literature to the deconstruction of racial stereotypes in the context of early childhood education. To this end, an integrative review of articles published in Scielo, CAPES journals, and Google Scholar was carried out. After applying the inclusion and exclusion criteria, 6 articles published in Brazilian journals between 2005 and 2024 were selected. The results show that positive representation in Afro-Brazilian children's literature contributes to building the self-esteem of black children and promoting a more equitable and inclusive society. However, challenges such as the resistance of some educators and the lack of specific training in the area were identified. The adoption of an anti-racist pedagogy, focused on valuing diversity and deconstructing stereotypes,is fundamental for more inclusive and transformative educational practices.
Palabras clave: literatura afro-brasileira
Afro-Brazilian literature
estereótipos raciais
racial stereotypes
educação infantil
early childhood education
representatividade
representation
pedagogia antirracista
anti-racist pedagogy
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Zulene Felipe da. O papel da literatura afro-brasileira na desconstrução de esteriótipos raciais na educação infantil.2025.27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46342
Fecha de defensa: 20-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PapelLiteraturaAfroBrasileira.pdfTCC483.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.