Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46323
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3972-7081
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-07-03
Título: A divulgação da ciência em podcasts: uma análise dos canais da UFU e da UFV
Autor(es): Grilli, Camila Amanda
Primeiro orientador: Dorne, Vinícius Durval
Primeiro coorientador: Santos, Adriana Omena dos
Primeiro membro da banca: Bezerra, Larissa
Segundo membro da banca: Tonus, Mirna
Resumo: Esta pesquisa analisa como a linguagem radiofônica é utilizada na e para a divulgação científica em podcasts produzidos por instituições de ensino superior no Brasil. O estudo parte da compreensão do podcast como uma mídia sonora contemporânea de uso em constante expansão, marcada pela portabilidade, pela interatividade e pela hipermidialidade. A investigação também se baseia nos princípios da divulgação científica e da comunicação pública da ciência, como a clareza, a acessibilidade e o estímulo à participação cidadã. Discute-se o papel das instituições de ensino superior brasileiras, responsáveis pela maior parte da produção científica no país, na tarefa de tornar o conhecimento acessível e de retornar os esforços da ciência à população. O estudo se debruça sobre dois episódios intitulados “Pseudociência”, pertencentes aos podcasts “Ciência ao Pé do Ouvido”, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e “Rock com Ciência”, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Por meio da técnica de Análise de conteúdo, a pesquisa analisa como se efetiva a divulgação da ciência no corpus a partir das categorias: os aspectos linguagem acessível, exemplificação e interação, clareza nos objetivos comunicacionais, exploração das potencialidades do podcast e abordagem do tema. Assim, o trabalho contribui para o entendimento de como os podcasts podem atuar como instrumentos eficazes de democratização do conhecimento científico.
Abstract: This research analyzes how radio language is used in and for scientific dissemination in podcasts produced by higher education institutions in Brazil. The study is based on an understanding of the podcast as a contemporary sound media that is constantly being used, marked by portability, interactivity and audience segmentation. The research is also based on the principles of science communication and the public communication of science, such as clarity, accessibility and encouraging citizen participation. It discusses the role of Brazilian higher education institutions, which are responsible for most of the country's scientific production, in the task of making knowledge accessible and returning the efforts of science to the population. The study focuses on two episodes entitled “Pseudoscience”, belonging to the podcasts “Ciência ao Pé do Ouvido”, from the Federal University of Uberlândia (UFU), and “Rock com Ciência”, from the Federal University of Viçosa (UFV). Using the Content Analysis technique, the research analyzes how the dissemination of science is carried out in the corpus based on the following categories: the aspects of accessible language, exemplification and interaction, clarity of communication objectives, exploitation of the podcast's potential and approach to the topic. The work thus contributes to an understanding of how podcasts can act as effective instruments for democratizing scientific knowledge.
Palavras-chave: divulgação científica
podcast
linguagem radiofônica
instituições de ensino superios
Rock com Ciência
Ciência ao Pé do Ouvido
science communication
radio language
higher education institution
Rock com Ciência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GRILLI, Camila amanda. A divulgação da ciência em podcasts: uma análise dos canais da UFU e da UFV. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46323
Data de defesa: 9-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DivulgaçãoCênciaPodcasts.pdf
  Até 2027-07-03
TCC3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons