Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46323
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGrilli, Camila Amanda-
dc.date.accessioned2025-07-03T12:35:56Z-
dc.date.available2025-07-03T12:35:56Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationGRILLI, Camila amanda. A divulgação da ciência em podcasts: uma análise dos canais da UFU e da UFV. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46323-
dc.description.abstractThis research analyzes how radio language is used in and for scientific dissemination in podcasts produced by higher education institutions in Brazil. The study is based on an understanding of the podcast as a contemporary sound media that is constantly being used, marked by portability, interactivity and audience segmentation. The research is also based on the principles of science communication and the public communication of science, such as clarity, accessibility and encouraging citizen participation. It discusses the role of Brazilian higher education institutions, which are responsible for most of the country's scientific production, in the task of making knowledge accessible and returning the efforts of science to the population. The study focuses on two episodes entitled “Pseudoscience”, belonging to the podcasts “Ciência ao Pé do Ouvido”, from the Federal University of Uberlândia (UFU), and “Rock com Ciência”, from the Federal University of Viçosa (UFV). Using the Content Analysis technique, the research analyzes how the dissemination of science is carried out in the corpus based on the following categories: the aspects of accessible language, exemplification and interaction, clarity of communication objectives, exploitation of the podcast's potential and approach to the topic. The work thus contributes to an understanding of how podcasts can act as effective instruments for democratizing scientific knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectdivulgação científicapt_BR
dc.subjectpodcastpt_BR
dc.subjectlinguagem radiofônicapt_BR
dc.subjectinstituições de ensino superiospt_BR
dc.subjectRock com Ciênciapt_BR
dc.subjectCiência ao Pé do Ouvidopt_BR
dc.subjectscience communicationpt_BR
dc.subjectradio languagept_BR
dc.subjecthigher education institutionpt_BR
dc.subjectRock com Ciênciapt_BR
dc.titleA divulgação da ciência em podcasts: uma análise dos canais da UFU e da UFVpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Adriana Omena dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.advisor1Dorne, Vinícius Durval-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275831545879764pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Larissa-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7673158126184018pt_BR
dc.contributor.referee2Tonus, Mirna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827734413634426pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa como a linguagem radiofônica é utilizada na e para a divulgação científica em podcasts produzidos por instituições de ensino superior no Brasil. O estudo parte da compreensão do podcast como uma mídia sonora contemporânea de uso em constante expansão, marcada pela portabilidade, pela interatividade e pela hipermidialidade. A investigação também se baseia nos princípios da divulgação científica e da comunicação pública da ciência, como a clareza, a acessibilidade e o estímulo à participação cidadã. Discute-se o papel das instituições de ensino superior brasileiras, responsáveis pela maior parte da produção científica no país, na tarefa de tornar o conhecimento acessível e de retornar os esforços da ciência à população. O estudo se debruça sobre dois episódios intitulados “Pseudociência”, pertencentes aos podcasts “Ciência ao Pé do Ouvido”, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e “Rock com Ciência”, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Por meio da técnica de Análise de conteúdo, a pesquisa analisa como se efetiva a divulgação da ciência no corpus a partir das categorias: os aspectos linguagem acessível, exemplificação e interação, clareza nos objetivos comunicacionais, exploração das potencialidades do podcast e abordagem do tema. Assim, o trabalho contribui para o entendimento de como os podcasts podem atuar como instrumentos eficazes de democratização do conhecimento científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration77pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.embargo.termsGostaria de publicar os resultados da análise em artigo de periódico que solicita exclusividade, portanto, preciso que o TCC esteja oculto por enquanto.pt_BR
dc.orcid.putcode187268283-
dc.description.embargo2027-07-03-
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DivulgaçãoCênciaPodcasts.pdf
  Hasta 2027-07-03
TCC3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons