Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46323Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Grilli, Camila Amanda | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T12:35:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-03T12:35:56Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| dc.identifier.citation | GRILLI, Camila amanda. A divulgação da ciência em podcasts: uma análise dos canais da UFU e da UFV. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46323 | - |
| dc.description.abstract | This research analyzes how radio language is used in and for scientific dissemination in podcasts produced by higher education institutions in Brazil. The study is based on an understanding of the podcast as a contemporary sound media that is constantly being used, marked by portability, interactivity and audience segmentation. The research is also based on the principles of science communication and the public communication of science, such as clarity, accessibility and encouraging citizen participation. It discusses the role of Brazilian higher education institutions, which are responsible for most of the country's scientific production, in the task of making knowledge accessible and returning the efforts of science to the population. The study focuses on two episodes entitled “Pseudoscience”, belonging to the podcasts “Ciência ao Pé do Ouvido”, from the Federal University of Uberlândia (UFU), and “Rock com Ciência”, from the Federal University of Viçosa (UFV). Using the Content Analysis technique, the research analyzes how the dissemination of science is carried out in the corpus based on the following categories: the aspects of accessible language, exemplification and interaction, clarity of communication objectives, exploitation of the podcast's potential and approach to the topic. The work thus contributes to an understanding of how podcasts can act as effective instruments for democratizing scientific knowledge. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | divulgação científica | pt_BR |
| dc.subject | podcast | pt_BR |
| dc.subject | linguagem radiofônica | pt_BR |
| dc.subject | instituições de ensino superios | pt_BR |
| dc.subject | Rock com Ciência | pt_BR |
| dc.subject | Ciência ao Pé do Ouvido | pt_BR |
| dc.subject | science communication | pt_BR |
| dc.subject | radio language | pt_BR |
| dc.subject | higher education institution | pt_BR |
| dc.subject | Rock com Ciência | pt_BR |
| dc.title | A divulgação da ciência em podcasts: uma análise dos canais da UFU e da UFV | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Adriana Omena dos | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1515433725914811 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dorne, Vinícius Durval | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275831545879764 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Bezerra, Larissa | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://lattes.cnpq.br/7673158126184018 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Tonus, Mirna | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7780938514523815 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8827734413634426 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa como a linguagem radiofônica é utilizada na e para a divulgação científica em podcasts produzidos por instituições de ensino superior no Brasil. O estudo parte da compreensão do podcast como uma mídia sonora contemporânea de uso em constante expansão, marcada pela portabilidade, pela interatividade e pela hipermidialidade. A investigação também se baseia nos princípios da divulgação científica e da comunicação pública da ciência, como a clareza, a acessibilidade e o estímulo à participação cidadã. Discute-se o papel das instituições de ensino superior brasileiras, responsáveis pela maior parte da produção científica no país, na tarefa de tornar o conhecimento acessível e de retornar os esforços da ciência à população. O estudo se debruça sobre dois episódios intitulados “Pseudociência”, pertencentes aos podcasts “Ciência ao Pé do Ouvido”, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e “Rock com Ciência”, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Por meio da técnica de Análise de conteúdo, a pesquisa analisa como se efetiva a divulgação da ciência no corpus a partir das categorias: os aspectos linguagem acessível, exemplificação e interação, clareza nos objetivos comunicacionais, exploração das potencialidades do podcast e abordagem do tema. Assim, o trabalho contribui para o entendimento de como os podcasts podem atuar como instrumentos eficazes de democratização do conhecimento científico. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Jornalismo | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 77 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | Gostaria de publicar os resultados da análise em artigo de periódico que solicita exclusividade, portanto, preciso que o TCC esteja oculto por enquanto. | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187268283 | - |
| dc.description.embargo | 2027-07-03 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Jornalismo | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DivulgaçãoCênciaPodcasts.pdf Hasta 2027-07-03 | TCC | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons