Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46322| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-6880-2989 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Formação Continuada de Professores/as em Gênero e Sexualidade: Desafios e Possibilidades para a Educação |
| Autor(es): | Oliveira, Bruna Valeriana Rodrigues de |
| Primeiro orientador: | Santos, Claudiene |
| Primeiro membro da banca: | Rocha, Eugerbia Paula |
| Segundo membro da banca: | -, - |
| Resumo: | A presente pesquisa aborda a inserção das discussões de gênero e sexualidade na formação continuada de docentes, com foco nas tensões e desafios enfrentados no contexto educacional brasileiro. O objetivo geral foi explorar e analisar os estudos existentes sobre as formações continuadas de professores/as em gênero e sexualidade no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa. A base de dados de busca foi o Portal de Periódicos da Capes, em uma busca única com os descritores: “formação continuada”, “gênero” e “sexualidade”, os critérios de inclusão: foram considerados apenas artigos publicados entre 2018 e 2025, de acesso aberto, que tinham relação com a temática, os excluídos foram trabalhos com acesso pago, e que não contemplavam a temática e publicados antes de 2018. Foram encontrados 28 artigos, e selecionados sete. Os estudos analisados destacaram a importância da formação continuada para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e transformadoras. Os estudos apontaram contribuições das formações a construção de reflexões e discussões críticas e para o planejamento de práticas pedagógicas inclusivas e afetivas. Entretanto, revelaram desafios, como tabus culturais, pensamentos conservadores e preconceituosos e ausência de políticas públicas. Formações mais eficazes articularam ciência, escuta ativa e práticas contextualizadas, com ênfase na continuidade e no vínculo com a realidade escolar. Nesse sentido, as experiências baseadas em escuta, afeto e interseccionalidade mostraram impactos positivos. |
| Abstract: | This research addresses the inclusion of gender and sexuality discussions in the continuing education of teachers, focusing on the tensions and challenges faced in the Brazilian educational context. The general objective was to explore and analyze existing studies on continuing teacher education in gender and sexuality. The methodology used was an integrative review. The search database was Periódico Capes, using a single search with the descriptors: “continuing education,” “gender,” and “sexuality.” Inclusion criteria considered only open-access articles published between 2018 and 2025 that were related to the topic. The excluded works were those with restricted access, that did not address the theme, or were published before 2018.Twenty- eight articles were found, and seven were selected. The analyzed studies highlighted the importance of continuing education for building inclusive and transformative pedagogical practices. They also pointed to the contribution of such programs in fostering critical reflection and discussions, and in planning inclusive and affective pedagogical approaches. However, the studies revealed ongoing challenges, such as cultural taboos, conservative and prejudiced thinking, and the lack of effective public policies. The most effective training programs combined scientific knowledge, active listening, and contextualized practices, with an emphasis on continuity and connection to school realities. In this sense, experiences grounded in listening, affection, and intersectionality showed positive impacts. |
| Palavras-chave: | Formação de professores/as Gênero Sexualidade Sexuality Gender Teacher Education |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | OLIVEIRA, Bruna Valeriana Rodrigues. Formação Continuada de Professores/as em Gênero e Sexualidade: Desafios e Possibilidades para a Educação 2025. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Pedagogia)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46322 |
| Data de defesa: | 1-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoContinuadadaProfessores.pdf | 220.15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
