Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46322
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Bruna Valeriana Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-07-02T14:08:56Z-
dc.date.available2025-07-02T14:08:56Z-
dc.date.issued2025-07-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruna Valeriana Rodrigues. Formação Continuada de Professores/as em Gênero e Sexualidade: Desafios e Possibilidades para a Educação 2025. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Pedagogia)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46322-
dc.description.abstractThis research addresses the inclusion of gender and sexuality discussions in the continuing education of teachers, focusing on the tensions and challenges faced in the Brazilian educational context. The general objective was to explore and analyze existing studies on continuing teacher education in gender and sexuality. The methodology used was an integrative review. The search database was Periódico Capes, using a single search with the descriptors: “continuing education,” “gender,” and “sexuality.” Inclusion criteria considered only open-access articles published between 2018 and 2025 that were related to the topic. The excluded works were those with restricted access, that did not address the theme, or were published before 2018.Twenty- eight articles were found, and seven were selected. The analyzed studies highlighted the importance of continuing education for building inclusive and transformative pedagogical practices. They also pointed to the contribution of such programs in fostering critical reflection and discussions, and in planning inclusive and affective pedagogical approaches. However, the studies revealed ongoing challenges, such as cultural taboos, conservative and prejudiced thinking, and the lack of effective public policies. The most effective training programs combined scientific knowledge, active listening, and contextualized practices, with an emphasis on continuity and connection to school realities. In this sense, experiences grounded in listening, affection, and intersectionality showed positive impacts.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores/aspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.titleFormação Continuada de Professores/as em Gênero e Sexualidade: Desafios e Possibilidades para a Educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudiene-
dc.contributor.advisor1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Eugerbia Paula-
dc.contributor.referee1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee2-, --
dc.contributor.referee2Lattes-pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a inserção das discussões de gênero e sexualidade na formação continuada de docentes, com foco nas tensões e desafios enfrentados no contexto educacional brasileiro. O objetivo geral foi explorar e analisar os estudos existentes sobre as formações continuadas de professores/as em gênero e sexualidade no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa. A base de dados de busca foi o Portal de Periódicos da Capes, em uma busca única com os descritores: “formação continuada”, “gênero” e “sexualidade”, os critérios de inclusão: foram considerados apenas artigos publicados entre 2018 e 2025, de acesso aberto, que tinham relação com a temática, os excluídos foram trabalhos com acesso pago, e que não contemplavam a temática e publicados antes de 2018. Foram encontrados 28 artigos, e selecionados sete. Os estudos analisados destacaram a importância da formação continuada para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e transformadoras. Os estudos apontaram contribuições das formações a construção de reflexões e discussões críticas e para o planejamento de práticas pedagógicas inclusivas e afetivas. Entretanto, revelaram desafios, como tabus culturais, pensamentos conservadores e preconceituosos e ausência de políticas públicas. Formações mais eficazes articularam ciência, escuta ativa e práticas contextualizadas, com ênfase na continuidade e no vínculo com a realidade escolar. Nesse sentido, as experiências baseadas em escuta, afeto e interseccionalidade mostraram impactos positivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode187190800-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoContinuadadaProfessores.pdf220.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.