Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46318| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Desafios da Compreensão Textual nos Anos Iniciais: Uma Análise Crítica das Habilidades H03 e H13 a Partir de Avaliação Diagnóstica |
| Autor(es): | Dalariva, Mayron Augusto Araujo |
| Primeiro orientador: | Puentes, Roberto Valdés |
| Primeiro membro da banca: | Serra, Márcia Regina de Araújo |
| Segundo membro da banca: | Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza |
| Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise crítica dos resultados de uma avaliação diagnóstica aplicada a duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco nas habilidades H03 (inferir o locutor ou o interlocutor de um texto) e H13 (identificar marcas linguísticas em um texto), previstas na matriz de referência da área de Língua Portuguesa. Os baixos índices de desempenho evidenciam dificuldades significativas dos estudantes no que diz respeito à leitura inferencial e à compreensão das estruturas linguísticas que organizam e produzem sentido nos textos. A partir dos dados obtidos, o estudo busca refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica e formativa como ferramenta pedagógica capaz de orientar intervenções significativas, replanejar estratégias de ensino e contribuir para o desenvolvimento das competências leitoras. A discussão fundamenta-se em autores como Luckesi, Hoffmann, Freire e Perrenoud, bem como nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçando a necessidade de práticas avaliativas humanizadoras e comprometidas com o direito à aprendizagem de todos os estudantes. |
| Palavras-chave: | Avaliação diagnóstica. Compreensão textual Leitura Habilidades da BNCC Diagnostic assessment Reading BNCC skills Elementary education Text comprehension |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | DALARIVA, Mayron Augusto Araujo. Desafios da Compreensão Textual nos Anos Iniciais: Uma Análise Crítica das Habilidades H03 e H13 a Partir de Avaliação Diagnóstica. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46318 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DesafioCompreensãoTextual.pdf | TCC | 245.5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
