Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46307
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-8109-2481
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O uso de jogos e atividades lúdicas no ensino da geografia
Autor(es): Oliveira, Tayta Rafaela de
Primeiro orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primeiro membro da banca: Souza, Aneuzimira Caldeira
Segundo membro da banca: Menezes, Rodrigo da Silva
Resumo: O uso de jogos e atividades lúdicas tem se mostrado uma estratégia eficaz no ensino de Geografia, proporcionando maior engajamento dos alunos e facilitando a compreensão dos conteúdos. Este estudo tem como objetivo analisar a aplicação de recursos lúdicos no ensino de Geografia, destacando seus impactos no processo de aprendizagem. A metodologia adotada envolveu um ensaio teórico sobre a aplicação de atividades lúdicas em turmas do ensino fundamental, seguidas de observações e análise dos resultados. Os estudos indicam que os jogos contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, a interação social e a fixação dos conceitos geográficos de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que a ludicidade é um recurso pedagógico essencial, capaz de transformar a experiência de ensino e aprendizagem da Geografia, tornando-a mais atrativa e eficaz.
Abstract: The use of games and playful activities has proven to be an effective strategy in Geography teaching, fostering greater student engagement and facilitating content comprehension. This study aims to analyze the application of playful resources in Geography education, highlighting their impact on the learning process. The methodology adopted involved a literature review and the implementation of playful activities in elementary school classes, followed by observations and result analysis. Studies indicate that games contribute to the development of critical thinking, social interaction, and the retention of geographical concepts in a more dynamic and meaningful way. It is concluded that playfulness is an essential pedagogical resource capable of transforming the teaching and learning experience of Geography, making it more attractive and effective.
Palavras-chave: Geografia
Ludicidade
Aprendizagem
Geography
Playfulness
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Tayta Rafaela de. O Uso de jogos e atividades lúdicas no o ensino da geografia, 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46307
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoDeJogos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso243.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.