Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46307| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-8109-2481 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O uso de jogos e atividades lúdicas no ensino da geografia |
| Autor(es): | Oliveira, Tayta Rafaela de |
| Primeiro orientador: | Guimarães, Iara Vieira |
| Primeiro membro da banca: | Souza, Aneuzimira Caldeira |
| Segundo membro da banca: | Menezes, Rodrigo da Silva |
| Resumo: | O uso de jogos e atividades lúdicas tem se mostrado uma estratégia eficaz no ensino de Geografia, proporcionando maior engajamento dos alunos e facilitando a compreensão dos conteúdos. Este estudo tem como objetivo analisar a aplicação de recursos lúdicos no ensino de Geografia, destacando seus impactos no processo de aprendizagem. A metodologia adotada envolveu um ensaio teórico sobre a aplicação de atividades lúdicas em turmas do ensino fundamental, seguidas de observações e análise dos resultados. Os estudos indicam que os jogos contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, a interação social e a fixação dos conceitos geográficos de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que a ludicidade é um recurso pedagógico essencial, capaz de transformar a experiência de ensino e aprendizagem da Geografia, tornando-a mais atrativa e eficaz. |
| Abstract: | The use of games and playful activities has proven to be an effective strategy in Geography teaching, fostering greater student engagement and facilitating content comprehension. This study aims to analyze the application of playful resources in Geography education, highlighting their impact on the learning process. The methodology adopted involved a literature review and the implementation of playful activities in elementary school classes, followed by observations and result analysis. Studies indicate that games contribute to the development of critical thinking, social interaction, and the retention of geographical concepts in a more dynamic and meaningful way. It is concluded that playfulness is an essential pedagogical resource capable of transforming the teaching and learning experience of Geography, making it more attractive and effective. |
| Palavras-chave: | Geografia Ludicidade Aprendizagem Geography Playfulness Learning |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | OLIVEIRA, Tayta Rafaela de. O Uso de jogos e atividades lúdicas no o ensino da geografia, 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46307 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| UsoDeJogos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 243.84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
