Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Tayta Rafaela de-
dc.date.accessioned2025-07-02T12:09:54Z-
dc.date.available2025-07-02T12:09:54Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tayta Rafaela de. O Uso de jogos e atividades lúdicas no o ensino da geografia, 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46307-
dc.description.abstractThe use of games and playful activities has proven to be an effective strategy in Geography teaching, fostering greater student engagement and facilitating content comprehension. This study aims to analyze the application of playful resources in Geography education, highlighting their impact on the learning process. The methodology adopted involved a literature review and the implementation of playful activities in elementary school classes, followed by observations and result analysis. Studies indicate that games contribute to the development of critical thinking, social interaction, and the retention of geographical concepts in a more dynamic and meaningful way. It is concluded that playfulness is an essential pedagogical resource capable of transforming the teaching and learning experience of Geography, making it more attractive and effective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO uso de jogos e atividades lúdicas no ensino da geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aneuzimira Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO uso de jogos e atividades lúdicas tem se mostrado uma estratégia eficaz no ensino de Geografia, proporcionando maior engajamento dos alunos e facilitando a compreensão dos conteúdos. Este estudo tem como objetivo analisar a aplicação de recursos lúdicos no ensino de Geografia, destacando seus impactos no processo de aprendizagem. A metodologia adotada envolveu um ensaio teórico sobre a aplicação de atividades lúdicas em turmas do ensino fundamental, seguidas de observações e análise dos resultados. Os estudos indicam que os jogos contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, a interação social e a fixação dos conceitos geográficos de maneira mais dinâmica e significativa. Conclui-se que a ludicidade é um recurso pedagógico essencial, capaz de transformar a experiência de ensino e aprendizagem da Geografia, tornando-a mais atrativa e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.orcid.putcode187190795-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoDeJogos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso243.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.