Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46302| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Inclusão escolar: O processo de escolarização das crianças com transtorno de espectro autista |
| Autor(es): | Melo, Julia Peixoto de |
| Primeiro orientador: | Puentes, Roberto Valdés |
| Primeiro membro da banca: | Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza |
| Segundo membro da banca: | Serra, Márcia Regina de Araújo |
| Resumo: | Este trabalho tem como tema central o processo de escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de compreender como ocorre a inclusão dessas crianças no ambiente escolar, especialmente no que diz respeito à socialização e ao aprendizado em sala de aula. A pesquisa busca avaliar a importância da inserção de alunos com TEA no sistema regular de ensino, levando em consideração os desafios enfrentados pelos docentes na prática pedagógica. Como objetivos específicos, o estudo propõe: a) compreender o conceito de TEA e suas especificidades; b) entender como se dá o diagnóstico de TEA; c) identificar as posturas e práticas que os sistemas de ensino devem adotar no atendimento a essas crianças, conforme orientações da literatura científica e normativa; e d) analisar os processos de inclusão escolar em situações concretas, observando o contexto e a realidade das escolas. A pesquisa busca, portanto, contribuir para o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas e propor reflexões sobre os caminhos para garantir uma educação de qualidade, equitativa e acessível para todos os alunos, respeitando suas individualidades. |
| Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Inclusão escolar Socialização Práticas pedagógicas Desafios da educação |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MELO, Julia Peixoto de. Inclusão escolar: O processo de escolarização das crianças com transtorno de espectro autista. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46302 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| InclusãoEscolarProcesso.pdf | TCC | 490.37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
