Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46302
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Inclusão escolar: O processo de escolarização das crianças com transtorno de espectro autista
Autor(es): Melo, Julia Peixoto de
Primeiro orientador: Puentes, Roberto Valdés
Primeiro membro da banca: Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza
Segundo membro da banca: Serra, Márcia Regina de Araújo
Resumo: Este trabalho tem como tema central o processo de escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de compreender como ocorre a inclusão dessas crianças no ambiente escolar, especialmente no que diz respeito à socialização e ao aprendizado em sala de aula. A pesquisa busca avaliar a importância da inserção de alunos com TEA no sistema regular de ensino, levando em consideração os desafios enfrentados pelos docentes na prática pedagógica. Como objetivos específicos, o estudo propõe: a) compreender o conceito de TEA e suas especificidades; b) entender como se dá o diagnóstico de TEA; c) identificar as posturas e práticas que os sistemas de ensino devem adotar no atendimento a essas crianças, conforme orientações da literatura científica e normativa; e d) analisar os processos de inclusão escolar em situações concretas, observando o contexto e a realidade das escolas. A pesquisa busca, portanto, contribuir para o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas e propor reflexões sobre os caminhos para garantir uma educação de qualidade, equitativa e acessível para todos os alunos, respeitando suas individualidades.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Inclusão escolar
Socialização
Práticas pedagógicas
Desafios da educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MELO, Julia Peixoto de. Inclusão escolar: O processo de escolarização das crianças com transtorno de espectro autista. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46302
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InclusãoEscolarProcesso.pdfTCC490.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.