Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46302
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMelo, Julia Peixoto de-
dc.date.accessioned2025-07-02T11:51:00Z-
dc.date.available2025-07-02T11:51:00Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationMELO, Julia Peixoto de. Inclusão escolar: O processo de escolarização das crianças com transtorno de espectro autista. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46302-
dc.description.sponsorshipCEFET/GO - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiáspt_BR
dc.description.sponsorshipCEMIG - Companhia Energética de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDesafios da educaçãopt_BR
dc.titleInclusão escolar: O processo de escolarização das crianças com transtorno de espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Puentes, Roberto Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209641521030831pt_BR
dc.contributor.referee1Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448923411800048pt_BR
dc.contributor.referee2Serra, Márcia Regina de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576142299093872pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema central o processo de escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de compreender como ocorre a inclusão dessas crianças no ambiente escolar, especialmente no que diz respeito à socialização e ao aprendizado em sala de aula. A pesquisa busca avaliar a importância da inserção de alunos com TEA no sistema regular de ensino, levando em consideração os desafios enfrentados pelos docentes na prática pedagógica. Como objetivos específicos, o estudo propõe: a) compreender o conceito de TEA e suas especificidades; b) entender como se dá o diagnóstico de TEA; c) identificar as posturas e práticas que os sistemas de ensino devem adotar no atendimento a essas crianças, conforme orientações da literatura científica e normativa; e d) analisar os processos de inclusão escolar em situações concretas, observando o contexto e a realidade das escolas. A pesquisa busca, portanto, contribuir para o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas e propor reflexões sobre os caminhos para garantir uma educação de qualidade, equitativa e acessível para todos os alunos, respeitando suas individualidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InclusãoEscolarProcesso.pdfTCC490.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.