Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46302Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Julia Peixoto de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-02T11:51:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-02T11:51:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | MELO, Julia Peixoto de. Inclusão escolar: O processo de escolarização das crianças com transtorno de espectro autista. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46302 | - |
| dc.description.sponsorship | CEFET/GO - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Socialização | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Desafios da educação | pt_BR |
| dc.title | Inclusão escolar: O processo de escolarização das crianças com transtorno de espectro autista | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Puentes, Roberto Valdés | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7209641521030831 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2448923411800048 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Serra, Márcia Regina de Araújo | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6576142299093872 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema central o processo de escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de compreender como ocorre a inclusão dessas crianças no ambiente escolar, especialmente no que diz respeito à socialização e ao aprendizado em sala de aula. A pesquisa busca avaliar a importância da inserção de alunos com TEA no sistema regular de ensino, levando em consideração os desafios enfrentados pelos docentes na prática pedagógica. Como objetivos específicos, o estudo propõe: a) compreender o conceito de TEA e suas especificidades; b) entender como se dá o diagnóstico de TEA; c) identificar as posturas e práticas que os sistemas de ensino devem adotar no atendimento a essas crianças, conforme orientações da literatura científica e normativa; e d) analisar os processos de inclusão escolar em situações concretas, observando o contexto e a realidade das escolas. A pesquisa busca, portanto, contribuir para o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas e propor reflexões sobre os caminhos para garantir uma educação de qualidade, equitativa e acessível para todos os alunos, respeitando suas individualidades. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| InclusãoEscolarProcesso.pdf | TCC | 490.37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
