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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46288| ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-8418-0558 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Direitos humanos no contexto da educação inclusiva na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
| Autor: | Correa, Lourena Tavares |
| Primer orientador: | França, Robson Luiz de |
| Primer miembro de la banca: | Azevedo, Drielle Fernanda de |
| Segundo miembro de la banca: | França, Robson Luiz de |
| Resumen: | Este trabalho teve como objetivo investigar como os princípios dos Direitos Humanos se aplicam à Educação Inclusiva, com ênfase no papel desempenhado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) como instrumento de garantia de acesso, da permanência e da participação equitativa dos estudantes com deficiência na educação básica. Fundamentado em marcos legais nacionais e internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal de 1988 e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o estudo analisou as políticas públicas que asseguram a inclusão escolar e discutiu os desafios encontrados na efetivação dessas normativas no cotidiano das escolas públicas. A pesquisa teve como foco compreender o AEE não apenas como um serviço complementar, mas como prática concreta dos Direitos Humanos no espaço educacional, capaz de promover o reconhecimento das singularidades e a superação das barreiras à aprendizagem. A partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, o estudo examinou a legislação vigente, as dificuldades estruturais e pedagógicas da inclusão e as boas práticas que contribuem para a consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva. Conclui-se que, embora avanços tenham sido alcançados, a efetividade da educação inclusiva ainda depende de uma mudança cultural e de investimentos na formação docente, na gestão democrática e na articulação entre o AEE e o ensino comum, em consonância com os princípios da dignidade, equidade e cidadania plena. |
| Palabras clave: | Educação Inclusiva Inclusive Education Direitos Humanos Human Rights Atendimento Educacional Especializado Specialized Educational Assistance Diversidade Diversity |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | CORRÊA, Lourena Tavares. Direitos humanos no contexto da educação inclusiva na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46288 |
| Fecha de defensa: | 18-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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